Espetáculo ficou seis anos em cartaz, foi indicado ao Shell e realizou turnê em Portugal
A Cia Teatro da Cidade de São José dos Campos, que completa 31 anos de existência, remonta a peça “Um Dia Ouvi a Lua”, de Luís Alberto de Abreu, escrita especialmente para o grupo. O espetáculo será realizado de forma presencial para a filmagem no próximo dia 30 de agosto, após mais de quatro meses de ensaio por meio da plataforma Zoom. A remontagem vem sendo realizada por meio do ProAc LAB 047/2020 prêmio por histórico de realização em teatro. A peça entrelaça histórias de três mulheres, inspiradas nas canções da dupla caipira Tonico e Tinoco. A primeira montagem estreou em março de 2010, conquistou o prêmio CPT de melhor espetáculo do interior paulista e recebeu indicações aos prêmios APCA e Shell.
Inspirada nas canções “Adeus, Morena Adeus”, “Cabocla Teresa” e “Rio Pequeno”, gravadas pela famosa dupla caipira Tonico & Tinoco, a peça narra a história das mulheres Beatriz, Teresa e Sá Maria que invertem os valores machistas das narrativas dessas composições, conhecidas do cancioneiro popular brasileiro, recriando-as do ponto de vista feminino.
Com direção de Eduardo Moreira, integrante do grupo mineiro Galpão, e codireção de Claudio Mendel, “Um Dia Ouvi a Lua” foi uma montagem marcante na trajetória da Cia Teatro da Cidade. A peça conquistou o prêmio Cooperativa Paulista de Teatro (CPT) de melhor espetáculo do interior de São Paulo, recebeu indicações aos prêmios APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes) de melhor dramaturgia e Shell por direção musical para Beto Quadros. O espetáculo realizou duas temporadas em São Paulo, sendo que na primeira, em julho de 2011, foi selecionada pela então revista Bravo como uma das quatro melhores peças em cartaz na capital paulista e indicada pela revista Veja como uma das cinco melhores montagens na época. Foram realizadas mais de 180 apresentações em cerca de 60 municípios, incluindo cinco cidades em Portugal, em março de 2014.
Do elenco da primeira montagem estão André Ravasco, Andreia Barros e Caren Ruaro, somados aos novos integrantes Carol Grignoli, Laura Ramalho e Rômulo Scarinni. O músico Beto Quadros assina novamente a direção musical. As músicas, interpretadas pelos próprios atores ao vivo, também fazem parte da narrativa de cada história e conduzem o clima das cenas.
O cenário, figurinos e adereços são de Leopoldo Pacheco e Pitiu Bomfin inspirados nas pinturas naif e esbanjam beleza visual do Vale do Paraíba e das cores fortes presentes nas tradicionais festas religiosas do Divino e São Benedito e das danças populares do Moçambique e Congada.
“Um Dia Ouvi a Lua”, assim como as obras “Maria Peregrina”, direção de Claudio Mendel, e “O Coração nas Sombras”, direção de Kiko Marques, faz parte da trilogia desenvolvida pela Cia Teatro da Cidade em processo colaborativo com o dramaturgo Luís Alberto de Abreu, ao longo dos últimos 20 anos. As montagens resgatam histórias populares e de temas voltados ao universo feminino, a partir das linguagens da Narrativa e do Teatro Nô e da estética Documental. No próximo mês de novembro, está prevista a realização de temporada desse repertório da trilogia em São José dos Campos.
Mais informações: (12) 98248-3039, com Andreia Barros.