• Rosangela Pires
“Fim; substantivo masculino. Circunstância que termina outra: Extremidade no tempo e no espaço: fim do ano”.
E o “fim” se expande consoante ao que cremos, ao nosso estado psíquico-emocional, vertendo para inúmeras consequências em sua polaridade positiva ou negativa.
O “fim” traz um tom psicológico de que acabou, não há mais tempo, não ocorrerão mais mudanças e com isso nos animamos ou desanimamos.
Para o espiritismo o fim não existe, mas sim a continuidade, estados diferentes, moradias diversas. Ainda podemos entender por término de ciclo com suas lições que nos proporcionam oportunidades de aprendizado abrindo novas portas.
Muitos se atemorizam radicalmente com o fim, entendendo que não conseguirão se redimir, amar e pedir perdão. Tudo isto devemos aproveitar no trato diário ao domar as imperfeições em nós, especialmente o egoísmo, causa de todos os nossos males.
O fim do ano, por exemplo, pede avaliar tudo o que foi feito e o que deixamos de fazer, não somente ao que diz respeito a matéria, mas o que diz respeito as conquistas morais, a maturidade emocional e espiritual, os maus impulsos que conseguimos frear. Tudo isso são conquistas.
Faça então um balanço, mas seja justo consigo e com o outro e para isso, perdoe ao outro e a si e dispa-se do vitimismo, não tem como dar errado.
Atenção ao tempo precioso que se perde, as oportunidades que se vão e aos círculos que atraímos. Repelir o mal é uma questão de escolha, lembrando que o bem repele o mal e o mal ao bem. Qual é a sua escolha?
O fim anuncia o recomeço, novas possibilidades, esperanças, novas energias e inspirações.
Aproveite o fim para agradecer, tudo o que trouxe com ele, mas não perca o que está por vir. O passado já foi e o futuro eu construo com hoje. E então, vamos nessa?
Gratidão Deus pelas oportunidades que deveriam me tornar melhor. Gratidão pelo lar, pela família, trabalho e saúde. Gratidão pelo meu interesse no despertar, nos esforços que fiz e faço por me melhorar. Gratidão pelo que recebo, pelo que sou e pelo que tenho. Gratidão pelos benfeitores que me envia a fim de evitar minhas quedas nos erros e tentações, amigos que me inspiram.
Abençoe-me senhor, aos meus familiares, aos amigos e aos inimigos pelas oportunidades ofertadas.
Gratidão por este ano e, antecipadamente receba a minha gratidão pelo ano que está por vir, certamente são bênçãos ao meu aprimoramento.
Fim de um ciclo. Começo de outro
Dar fim a tristeza e rumo à esperança
Fim a doença
Fim a maldade
Fim ao desânimo
Fim a inveja
Fim de tudo que nos coloca para baixo
Fim de tudo o que nos faz sofrer.
Fim as escolhas equivocadas.
Fim!