O Centro Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua) de Taubaté, completou 4 anos de implantação em 28 de maio. Em comemoração à data, na segunda e terça-feira, dias 25 e 26, a unidade preparou diversas atividades para os usuários atendidos.
Teve corte de cabelo, testes rápidos com a equipe do Consultório na Rua, oficina de orientação com o Caps AD; palestra sobre acumulação compulsiva com o CAS (Centro de Animais Sinantrópicos), além de almoço, exibição do filme “Intocáveis” e partida de futebol.
Desde sua implantação, o Centro Pop realizou aproximadamente 9.000 atendimentos, entre munícipes e migrantes. O serviço oferece apoio no processo de superação da condição de vulnerabilidade apresentada como: atendimento individual e familiar, regularização de documentação pessoal, concessão de passagens, inclusão em abrigo e tentativa de reinserção familiar, alimentação e higienização.
As situações de vulnerabilidade são identificadas conforme o grau de incidência: 1º dependência química, 2º pessoa com transtorno mental, 3º desemprego/ausência de renda, 4º rompimento dos vínculos familiares e 5º ausência de moradia.
O Centro Pop dispõe de uma equipe técnica composta por um coordenador, três assistentes sociais, um psicólogo e cinco orientadores sociais. O atendimento é realizado de domingo a domingo, das 8h às 20h, com o serviço de abordagem social, realizado por orientadores sociais, além do atendimento técnico, com busca espontânea, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
A unidade fica na rua Vicente Santoro, s/nº, Parque Sabará e o telefone de contato é o 3621-7002.