O Centro Cultural Toninho Mendes de Taubaté abre, até o dia 18 de maio, inscrições para a oficina “Conexão entre dança contemporânea e danças brasileiras”. São 30 vagas ocupadas por ordem de inscrição. A iniciativa é uma parceria com o governo do Estado.
A oficina, coordenada por Mônica Alvarenga, é destinada ao público em geral, maiores de 16 anos e vai acontecer de 19 de maio a 16 de junho, aos sábados, das 14h às 18h, no Centro Cultural Toninho Mendes, que fica à Praça Coronel Vitoriano, 1 no centro. A atividade consiste em explorar passos, ritmos, posturas e manobras coreográficas populares dentro de um processo contemporâneo de estudo da cena.
Os participantes experimentarão possibilidades de reelaborar danças como o frevo, cacuriá, coco, maracatu e jongo.
Mônica Alvarenga é atriz e dançarina profissional, pesquisadora cultural, arte educadora e trabalha com dança e teatro há mais de 20 anos. Desde 2003 estuda a Cultura Popular Brasileira. Graduada em Artes Cênicas pela Faculdade Santa Cecília, especialista em Dança e Consciência Corporal pela FMU e formada pelo Método Ivaldo Bertazzo. Atualmente integra a Cia O Clã da Dança e é fundadora do Elekô Coletivo Cultural e do Ateliê Cênico de Dança em Pindamonhangaba.