Search
segunda-feira 27 janeiro 2025
  • :
  • :

CCZ recolhe 18 equinos em 8 meses

Em Taubaté, embora o movimento de resgate e adoção seja mais frequente para cães e gatos, os animais de grande porte também chamam a atenção. Infelizmente, o abandono e os maus tratos em equinos têm se tornado comum, principalmente devido a roubos e excesso de carga em animais de carroça. De janeiro a agosto deste ano, foram recolhidos 18 equinos ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
O CCZ tem como meta atender às solicitações da população em áreas como controle da raiva animal, controle de roedores e da leptospirose, controle de animais peçonhentos e da fauna incômoda e controle de quirópteros (morcegos), atuando em parceria com o Controle de Animais Sinantrópicos (CAS).
Dentre os serviços oferecidos, estão a vacinação antirrábica, a castração de caninos e felinos, a doação de animais, o recolhimento de bovinos e equinos das vias públicas, a fiscalização de criações clandestinas, a averiguação de denúncias de maus-tratos em apoio às autoridades policiais, a vigilância epidemiológica da raiva por meio da coleta e envio de materiais para diagnóstico nos laboratórios de referência, e a eutanásia de animais de grande porte atropelados em vias públicas, quando necessária.
O CCZ atende denúncias de munícipes, no que se refere a maus tratos e à presença de equinos em vias e áreas verdes públicas, recolhendo os animas e dando o consequente cuidado veterinário, quando necessário.
As denúncias são recebidas via telefone e averiguadas por um fiscal do CCZ, que pode ser acompanhado pela segurança da prefeitura, dependendo da circunstância e localização.
No local indicado pela denúncia, o dono, se encontrado, é notificado. No caso de constatação de maus tratos, o Laudo de Situação do Animal é elaborado pela médica veterinária e, imediatamente, é realizado o Boletim de Ocorrência em delegacia policial. Neste caso, o animal não retorna para o antigo proprietário.
Os animais recebem uma primeira avaliação no local. Quando o estado de saúde do animal impossibilita o tratamento, a eutanásia é realizada. Se debilitado, o equino é recolhido e encaminhado ao CCZ para tratamento. O cadastro e a resenha do animal são realizados logo que o cavalo é recebido no Centro.
Após receber os cuidados veterinários e o tratamento adequado, o animal passa por um exame final para receber alta médica e seguir para adoção ou retornar ao proprietário, dependendo do caso. Se for constatado maus tratos, o equino tratado, após receber alta médica, segue para adoção. Caso contrário, quando não for constatado maus tratos ao animal, o proprietário tem um prazo de 10 (dez) dias para se apresentar no CCZ. Na presença de duas testemunhas, o proprietário confirma a posse do animal e recebe o equino com alta médica, após o pagamento de multa. Se o proprietário não comparecer dentro do prazo estipulado, o animal tratado segue para adoção, de acordo com o cadastro reserva de adotantes interessados que preencham os pré-requisitos necessários.
Os interessados na adoção de animais devem procurar o CCZ, para mais informações.

Serviço:
CCZ de Taubaté
Endereço: Estrada Municipal dos Remédios, nº 2.764
Telefone: 5704-8048