Lentamente, a Catedral Metropolitana de Campinas retoma a rotina de atividades após o atentado de anteontem, dia 11 – quando um atirador matou quatro pessoas dentro do templo e depois tirou a própria vida. A missa de ontem, dia 12, em homenagem às vítimas, foi celebrada no mesmo horário do ataque.
“Sabemos que vocês, familiares, choram e nós choramos também”, disse o padre Rafael Capelato durante a cerimônia.
“Tristeza” e “tragédia” eram palavras ouvidas com frequência nos comentários dos fiéis que lotaram a igreja. A história da catedral, inaugurada em 1883, com piso e altares de madeira foi lembrada. “Fizemos esse gesto de reconsagração do templo que foi violado por um ato tão violento e trágico”, disse.
Depoimento
O analista de contas Altair Dias, 45 anos, estava ontem na missa em homenagem às vítimas. Ele disse que no dia 11, chegou a se sentar ao lado do atirador, mas saiu da igreja antes do início do atentado. “Eu venho sempre de manhã ou à noite. Estou afastado [do trabalho] porque eu descobri que tenho um câncer”, disse.
Altair Dias afirmou que Euler Fernando Grandolpho, autor do ataque, estava “sereno” e não dava pistas de que agiria com violência minutos depois.
O analista disse que soube da tragédia depois, alertado pela filha e por amigos. “A minha filha e amigos sabem que eu venho esse horário e ficaram preocupados.”
Ataque
Imagens das câmeras de segurança da Central de Monitoramento de Campinas (CinCamp) mostram o momento em que o agressor se levanta de um dos bancos, nas últimas fileiras da igreja, vira-se em direção às pessoas e começa a atirar. Em seguida, dois agentes da Guarda Municipal entram na igreja e perseguem o atirador. As imagens não mostram o que ocorreu depois do ataque.
Catedral de Campinas celebra missa às vítimas de ataque
dez 13, 2018Bruno FonsecaCotidianoComentários desativados em Catedral de Campinas celebra missa às vítimas de ataqueLike
Previous PostProcon-SP dá dicas de como economizar suspendendo alguns serviços
Next PostMais de 40% dos jovens formados ocupam postos de menor qualificação