O casal de escritores André Kondo e Lilly Araújo está em festa. Os dois foram destaque no Prêmio Literário Internacional promovido pela União Brasileira de Escritores (UBE-RJ), sediada no Rio de Janeiro, ao receberem, juntos, cinco prêmios para obras inéditas. A premiação, que reconhece talentos literários de todo o país, divulgou seus resultados nesta semana, após as inscrições realizadas em novembro de 2024 sob pseudônimo, garantindo a imparcialidade na seleção.
André Kondo foi agraciado com três prêmios. Sua obra “O realejo de Mamirauá” conquistou o primeiro lugar na categoria infantojuvenil do Prêmio Prof.ª Maria Antônia da Costa Lobo. Já o livro “Um dia” garantiu o segundo lugar no Prêmio Marcus Vinicius Quiroga, mesma categoria em que Lilly Araújo recebeu menção honrosa por “Dentro é que correm todos os rios”. Além disso, Kondo recebeu uma menção especial na categoria crônicas com “O silêncio do pai”, obra que, segundo a diretoria da UBE-RJ, teve qualidade comparável ao vencedor da categoria, o japonês Edweine Loureiro, com “Pornô Japonês (e outras crônicas servidas com sushi)”.
Lilly Araújo também brilhou na premiação, alcançando o segundo lugar na categoria infantil com “A vila dos avessos”, sua primeira incursão na literatura para crianças. A autora, já reconhecida por sua poesia, soma mais um feito em sua trajetória literária. O primeiro lugar na categoria ficou com Airton Souza, vencedor do Prêmio Sesc de Literatura, com “A chuvinha que não queria molhar ninguém”.
A UBE-RJ, fundada em 1958, é uma das instituições literárias mais respeitadas do país e promove, em anos alternados, premiações para obras inéditas e publicadas. Para André Kondo, a premiação é um marco em sua carreira. “Talvez esta seja uma das mais democráticas premiações literárias do país. Meu primeiro prêmio para livro publicado foi concedido por essa entidade, com ‘Amor sem fronteiras’. Nunca me esquecerei da emoção que senti ao subir ao palco do teatro da ABL para receber meu prêmio”, relembra o autor, que já acumula quase 20 prêmios da UBE-RJ.
Kondo também destacou a importância do anonimato na seleção das obras inéditas, o que torna o prêmio ainda mais especial. “São premiados desde autores que estão começando até celebridades de áreas diversas, como Walcyr Carrasco e Martinho da Vila. Até Itamar Vieira Júnior já esteve entre os premiados”, ressaltou. Como editor da Telucazu Edições, ele também expressou gratidão pelo reconhecimento dos autores da editora, que, segundo ele, têm desempenhado um papel importante na literatura contemporânea.
A cerimônia de premiação está programada para ocorrer no primeiro semestre deste ano, no Teatro R. Magalhães, da Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro. O casal de Taubaté, que já acumula conquistas anteriores na UBE-RJ, segue consolidando seu lugar entre os grandes nomes da literatura brasileira, levando o nome da cidade para o cenário nacional e internacional.