Search
sábado 30 novembro 2024
  • :
  • :

CAS recolhe 90 toneladas de lixo em residências de acumuladores

O Controle de Animais Sinantrópicos (CAS) de Taubaté encerra o ano de 2019 com um saldo de 90 toneladas de materiais recolhidos de residências de acumuladores compulsivos.
A última operação foi realizada na semana passada na residência de uma idosa de 74 anos. Entre os dias 11 e 13 de dezembro, foram recolhidas 10 toneladas dos materiais mais diversos. A operação contou com o apoio da Secretaria de Serviços Públicos.
No ano passado, foram recolhidas 30 toneladas de materiais. O recolhimento em 2017 foi de 22 toneladas.
A população pode colaborar e encaminhar as denúncias no endereço acumuladores.compulsivos@taubate.sp.gov.br. A ideia é envolver a comunidade no monitoramento e combate a este transtorno. A acumulação caracteriza-se pela dificuldade de desfazer-se de pertences, em consequência de uma forte percepção da necessidade de conservá-los e do sofrimento associado ao seu descarte.
Atualmente 14 casos são acompanhados pelo projeto de acumuladores compulsivos, sendo 8 submetidos a acompanhamento regular. Desde 2015, o CAS mantém em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social (Sedis) este projeto. As ações incluem o levantamento dos casos problemáticos, a criação e manutenção de vínculo com os portadores, ações de remoção de inservíveis e acompanhamentos intersetoriais. As atividades também contam com a participação de profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (Caps).
O projeto também conta com o apoio do Ministério Público por meio da 4ª Promotoria de Justiça. Cabe ao representante do MP o ajuizamento de ações que permitem o cumprimento de remoções coercitivas de materiais.