Search
segunda-feira 23 setembro 2024
  • :
  • :

Carta aberta aos leitores

Nascido na década de 1940, mais exatamente no dia 27 de janeiro de 1945, vim para Taubaté em 4 de outubro de 1974, cidade que passei a amar. Durante a minha existência, passei por várias situações, umas boas, outras não, inclusive políticas. As boas, guardei no coração; as não boas, eu transformei em experiência de vida e em aprendizagem.
Sendo assim, hoje quero falar sobre o aprendizado na nossa omissão, pois ela traz consequências, muitas desastrosas, talvez não para o presente e sim para o futuro. É com esta reflexão que quero escrever a todos nós brasileiros da minha época, que dizemos amar o nosso Brasil. Que paremos para pensar sobre a situação política do nosso país, onde, ao meu ver, chegamos na miserabilidade política, em que nossos políticos, com algumas exceções, se tornaram mais ladrões e criminosos do que os que estão presos por estes mesmos delitos.
Pois o dinheiro por eles desviado da saúde matou muitas pessoas por falta de remédios e leitos hospitalares. Na educação, área tão falada pela falta de qualidade de ensino, a meu ver, houve um retrocesso muito grande, pois o que aprendemos no ginasial, hoje os estudantes só estão aprendendo na universidade. Na segurança, não adianta nem falar, basta olharmos para nossas capitais, onde os criminosos não respeitam nem a polícia e nem o nosso próprio Exército.
Por que está acontecendo isto na nossa política? Será que os políticos não estão prestando atenção que, com o seu descaso, estão colocando em risco nossa democracia? Para mim, existem dois erros fundamentais.
Primeiro porque nossos políticos deixaram o orgulho, vaidade e a falta de vergonha e de respeito, sobretudo a ganância, tomar conta do seu eu. Com isto se tornaram egoístas, ambiciosos e se acham acima do bem e do mal, como Deus.
Segundo: nós também temos culpa, porque com a nossa omissão, principalmente das pessoas que, como eu, passaram por um ditadura, onde tivemos os nossos direitos desrespeitados, não tomamos conta da nossa democracia e nos esquecemos que tanto o Executivo, Legislativo e Judiciário, e todos os órgãos públicos, são eleitos para trabalhar para o bem do povo que o elegeu.
Sendo assim, por nosso conformismo e omissão, os políticos foram tomando decisões para seus próprios interesses, dos empresários e de toda elite da sociedade. E nós vamos assistindo a tudo isso de braços cruzados. Agora estamos vendo e sofrendo por causa da nossa omissão. É com tristeza que me pergunto que país estamos deixando para nossos jovens. Sei que muitos da minha idade já não votam mais e devem estar se perguntando: “o que posso fazer?”.
Acredito que agora, para remediar a nossa omissão e pedir desculpas aos nossos jovens e ao Brasil, devemos nos tornar ativos e conversar com eles, principalmente com nossos filhos e netos, sobre como votar nesta eleição. Sei que será uma das eleições mais difíceis de se votar, depois da retomada da democracia. Uma certeza que tenho é que não devemos votar em nenhum destes políticos que estão sendo investigados pela Lava Jato e outros de todos os partidos grandes. Temos que analisar as propostas dos outros candidatos.
Acredito que o Brasil e nossa democracia nunca precisaram tanto dos brasileiros como agora. Para mudar o Brasil e não precisar fazer a revolução precisamos somente de atitude e compromisso conosco e com a nossa pátria.

 

Hélio Monteiro