Contribuintes de Taubaté começam a receber em suas residências via Correios os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2019.
Para este ano, foram emitidos cerca de 120 mil carnês do imposto e a previsão de arrecadação é de R$ 98 milhões. A correção é de 4%, conforme variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de novembro de 2017 a outubro de 2018.
O pagamento pode ser feito nas agências da Caixa Econômica e lotéricas, Santander, Bradesco e Itaú, além das Casas Bahia e Semar.
O contribuinte terá a opção de quitar o carnê já no primeiro vencimento (19, 20 e 21 de fevereiro) com 10% de desconto. O pagamento em cota única na data do segundo vencimento (19, 20 e 21 de março) implica em um abatimento de 5% do valor do imposto.
Também há a opção do parcelamento em 10 vezes.
Quem não receber o carnê até o período mais próximo do vencimento tem a opção de imprimir os boletos pela internet.
Além do IPTU, a Secretaria de Finanças também vai disponibilizar no portal da prefeitura outros tributos, taxas e contribuições, a exemplo do ISS (Imposto Sobre Serviços). Este serviço pode ser acessado por meio da página da prefeitura http://www.taubate.sp.gov.br/. O internauta pode clicar no ícone serviços on line, que fica à direita dentro do “aceso rápido” e acessar a aba impostos, certidões e formulários (2ª Via de IPTU). Outra opção é acessar diretamente o link
http://www.topdata-info.com.br/portal/taubate/formularios_uteis.php.
Para emissão, é necessário ter em mãos o número da inscrição mobiliária e imobiliária. Este procedimento também é válido para o pagamento à vista do IPTU de exercícios anteriores na opção “dívida-boleto à vista”.
Estas opções visam oferecer maior conforto ao contribuinte para poder programar seus compromissos financeiros.
Em caso de dúvidas ou negociação de débitos, a orientação é de que o munícipe compareça à Divisão de Controle de Arrecadação, na sede da Prefeitura que fica à Avenida Tiradentes, nº 520, Centro ou telefone para 3625-5147, 3625-5143 e 3625-5051.
A partir de 12 de fevereiro a secretaria também vai manter um posto de atendimento na praça Monsenhor Silva Barros (Praça da Eletro). O telefone do posto é o 3629-2554.
Importante também que o contribuinte mantenha atualizado seus dados cadastrais junto à Administração Municipal.