Search
sexta-feira 10 janeiro 2025
  • :
  • :

Carnaval movimenta o comércio da região

O Carnaval deve movimentar o varejo da RM Vale durante os próximos dias. Segundo o Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e região), a expectativa dos lojistas, principalmente de setores de decoração e acessórios, fantasias, bebidas e supermercados, é que as vendas aumentem 8% com relação ao mesmo período de 2018.
Além dos foliões da região, as tradicionais marchinhas de São Luiz do Paraitinga, e agora também das cidades de Tremembé e Pindamonhangaba, atraem muitos turistas. “A cada ano que passa, o Carnaval na região ganha mais tradição e organização. Isso atrai pessoas de outras cidades e ajuda a movimentar ainda mais os setores de comércio e serviços”, explica Dan Guinburg, presidente do Sincovat e vice-presidente da Fecomercio-SP.
As festividades também são fortes nos demais municípios, com desfiles de blocos e escola de samba, festas em clubes, escolas e condomínios, além do carnaval de rua na Serra da Mantiqueira e litoral norte.
“A região atende todos os públicos. Desde aqueles que preferem as festas mais agitadas, até os que optam para tirar os dias para descansar ou curtir uma praia. De qualquer maneira, o comércio em geral, hotéis, pousadas, restaurantes, postos de combustíveis, entre outros setores, registram um grande movimento”, completa Dan.
Trabalho no Carnaval – Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o Carnaval não é um feriado nacional ou estadual, no entanto, trata-se de uma festa popular comemorada em todo o país.
A maioria das empresas acaba alterando a rotina de trabalho justamente por ser uma festividade tradicional no Brasil. Assim, o empregador poderá adotar as seguintes alternativas: exigir carga horária normal de trabalho, negociar com o funcionário a dispensa mediante acordo de compensação ou dispensar o funcionário por mera liberalidade.