Search
sábado 11 janeiro 2025
  • :
  • :

Carlos Nadalim deverá substituir Weintraub como ministro da Educação

O secretário de Alfabetização do Ministério da Educação (MEC), Carlos Nadalim, é o novo ministro interino desde 5ª feira, dia 18. A saída de Abraham Weintraub foi anunciada no mesmo dia 18. A decisão foi tomada na noite de 4ª feira (17).

Weintraub se desgastou ao chamar ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) de “vagabundos” na reunião ministerial de 22 de abril que teve o vídeo divulgado. No domingo (14) Weintraub participou de manifestação na Esplanada e repetiu a ofensa. O presidente Jair Bolsonaro criticou a atitude do subordinado na 2ª feira (15).

Nadalim é formado em Direito e é mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (PR). Foi escolhido para o cargo no início de 2019 na gestão de Ricardo Vélez. Ambos são ligados ao escritor Olavo de Carvalho. Defendem a reintrodução de métodos mais antigos de alfabetização, diferentemente do sistema introduzido pelo educador Paulo Freire (1921-1997).

A escolha de Nadalim para substituir Weintraub mostra a força dos olavistas no governo do presidente Jair Bolsonaro. Normalmente, quando um ministro deixa o cargo, é substituído interinamente pelo secretário-executivo. No MEC, essa posição é ocupada por Antonio Vogel de Medeiros.