Search
sábado 11 janeiro 2025
  • :
  • :

Caps-AD busca adesões a grupo para tratar dependência de medicamentos

O grupo de tratamento de pacientes com dependência de medicamentos organizado pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAps-AD) de Taubaté vai completar em 2020 seis anos de atividades com o desafio de ampliar o número de triagens e fortalecer a relação com os pacientes.
Os medicamentos são conhecidos como benzodiazepínicos. Entre eles, por exemplo, estão o rivotril, diazepan e alprazolan. O atendimento é por demanda livre e o tratamento inicia após uma triagem, acompanhamento com psiquiatra e grupos.
O grupo pode ser misto, com pacientes adultos e o encontro ocorre uma vez por semana, com duração de uma hora e quinze minutos a uma hora e meia.
O número de triagens para esse tipo de tratamento ainda é considerado baixo. Criado em 2014, o grupo possui atualmente 23 pacientes ativos e com três altas por conclusão do tratamento. As altas foram conquistadas com a abstinência do medicamento e mudanças psicossociais. Na maioria dos casos, os relatos são do uso prolongado dos medicamentos (chega a 18 anos), com diagnósticos predominantes de depressão, ansiedade, insônia e luto. A demanda maior é do sexo feminino e a média da faixa etária varia entre 55 e 58 anos.
O Caps-AD fica na avenida Juca Esteves, 184, centro de Taubaté, e funciona 24 horas. Informações pelo telefone (12) 3632-1368.