Search
terça-feira 21 janeiro 2025
  • :
  • :

Capela do século XX construída por trapistas em Tremembé será restaurada

O Santuário Basílica do Senhor Bom Jesus de Tremembé, junto com a comunidade de Nossa Senhora do Sagrado Coração de Jesus, no bairro Berizal, em Tremembé, vai a realizar a primeira festa em prol do restauro da capela que foi construída noinício do século XX.

Esse será um evento inaugural do projeto que acontecerá todos os meses, para as obras de revitalização.
A festa começa no dia 02 e vai até o dia 05 de
dezembro, com celebrações da Santa Missa, Café com Padre, Almoço Festivo e participação de músico da cidade, entre outros.

Programação:

Dia 02/12 – Quinta-feira
19h30 – Santa Missa com benção do Santíssimo
Pe. Álvaro Mantovani (Pe. Tequinho – Vigário da Paróquia Senhor Bom Jesus)
Dia 03/12 – Sexta-feira
19h30 – Missa – Pe. Cleber Sanches
20h30 – Show de Prêmios
Dia 04/12 – Sábado
8h – Abertura
10h – Benção da bike (Missa com benção para os ciclistas e suas bikes)
12h – Almoço – Massas
15h – Café com Padre – Café da tarde com música clássica no campo com LucasRodrigues e convidados.
19h30 – Santa Missa – Frei Acácio
20h30 – Show de Prêmios
Dia 05/12 – Domingo
10h30 –
Santa Missa e Procissão – Pe. José Vicente (Pároco e Reitor do SantuárioBasílica do Senhor Bom Jesus de Tremembé)
12h – Almoço Festivo no campo e música ao vivo.

SOBRE A FESTA

Dedicada ao culto de Nossa Senhora do Sagrado Coração de Jesus, a capela, em razão do seu belo entorno e do estilo arquitetônico original, até hoje é procurada para acolher cerimônias religiosas, principalmente casamentos e batizados. Com o passar do tempo, o bairro foi perdendo a sua originalidade social e econômica. Muitas famílias transferiram-se para a zona urbana e, atualmente, o local é constituído por uma fazenda de arroz, um número reduzido de casas e chácaras. Os registros paroquiais revelam, historicamente, uma dinâmica intensa de celebrações litúrgicas, missões diocesanas e pastorais. Em 1919, por exemplo, ema penas uma missão se confessaram, na Maristela e no Berizal, 426 pessoas, conforme o Livro de Tombo Paroquial. Dez anos depois, padres redendoristas realizaram 175 crismas, 387 confissões e 515 comunhões. Essas missões continuaram por décadas à frente, assim como a atuação histórica de catequistas que atenderam e formaram gerações de crianças, adolescentes e jovens. Atualmente, a festa é realizada no início do mês de setembro. O evento está sob a coordenação de um dedicado grupo de lideranças, que, voluntariamente, anima as celebrações, organiza e realiza a procissão e o almoço festivo. A cerimônia tem oapoio das famílias que residem no local e de visitantes e convidados que participam devotamente das atividades religiosas.

Capelas e Festas Religiosas: valorizando a cultura rural
SOBRE A CAPELA
– ARQUITETURA
Pesquisadores, que estudaram a atuação e as realizações dos trapistas por Tremembe, demonstraram que, na região do Berizal, além da capela interna, localizada na fazenda Maristela, os monges construíram, nos primeiros anos do século XX, uma igreja dedicada a São José O livro do Tombo da Paróquia do Senhor Bom Jesus de Tremembé faz referência a uma “Capela Particular do Benzal” que, por hipótese, os monges franceses, mais tarde, homenagearam o Sagrado Coração de Maria. A referência à Maria tem uma razão, que pode ser localizada nos finais da Idade Média.

O historiador francês Jacques Le Goff estudou a devoção mariana entre os intelectuais europeus neste período. No século XIII, por exemplo, o temada Imaculada Conceição circulou nos meios universitários. Um livro de poemas que se tornou famoso no período, escrito por João de Garlande, recebeu o título de Stella Maris.

Acredita-se, portanto, que os trapistas tenham trazido para o Brasil essa referência e, por isso, tenham batizado a fazenda que adquiriram de MARISTELA (Estrela do Mar). A capela de Nossa Senhora do Sagrado Coração é composta por um corpo em estilo eclético no qual podemos localizar a união de diferentes estilos arquitetônicos. Características como a horizontalidade e a altura modesta da construção com o exterior simples, apresentando o uso de arcos semicirculares tendo como principal suporte a paredes contrafortes em um densovolume arquitetônico, fazem com que o estilo neorromânico se sobressaia em relação aos outros.
O estilo neorromânico reaviva características do estilo românico, que surgiu na Europa no século XI, reconfigurando uma série de ensinamentos da arquitetura romana antiga, entre eles o uso do arco semicircular nas estruturas e aberturas. Como o românico tinha a predominância do cheio sobre o vazio, as aberturas passam a ser pequenas e, geralmente, corn janelas geminadas, característica que seria utilizada muito tempo depois, a partir do século XIX, quando a igreja católica elegeu esse estilo, assim como o gótico, como os mais característicos do Cristianismo e passou a preconizar a construção de igrejas com esses estilos arquitetônicos
O corpo da capela do Berizal possui basicamente dois volumes principais. O primeiro volume é a parte da construção onde estão localizadas as naves laterais ea nave central. No segundo, estão localizados o altar-mor e a sacristia. Ambos osvolumes possuem, ao longo de suas fachadas laterais, arcaturas de arcossemicirculares cheios (série de arpos cheios contínuos) intercalados com pilastras (pilares incrustados nas paredes). Na parte superior, embaixo do beiral do telhado,foi feito um acabamento em cimalha percorrendo toda a extensão das fachadaslaterais.
Cada fachada lateral possui um conjunto de pequenas janelas circulares comesquadria de madeira e um clerestório (conjunto de janelas situadas na partesuperior de uma igreja) formado por conjuntos de três janelas geminadas, tambémem esquadrias de madeira. Nenhuma dessas janelas possui a função de ventilação,apenas de iluminação interna. Ainda nas fachadas laterais, sobre o telhadocolonial, telhado formado por telhas capa/ canal, há arautos, estátuas de anjosanunciadores. Na fachada frontal, ou fachada principal, são visíveis doisimportantes elementos construtivos da capela, que são importantes elementosromânicos e neorromânicos: o contraforte e a rosácea.