Lia Carolina Prado Alves Mariotto
A Irmandade de Misericórdia de Taubaté foi fundada em 1876, com a aprovação do Compromisso da Irmandade e, nesse mesmo ano, foi expedida a Carta Provincial, assinada pelo Presidente da Província de São Paulo pela qual ficava autorizado o funcionamento da Irmandade.
Teve início a construção do Hospital velho localizado na atual Praça Monsenhor Silva Barros. Ao lado desse edifício foi erguida uma capela denominada “Capela de São Benedito”, que servia aos doentes do Hospital e às cerimônias religiosas da Irmandade.
Em 1881, terminou a construção do antigo Hospital, assim como deixava de ser o Administrador da Irmandade de Misericórdia, D. José Pereira da Silva Barros sagrado Bispo de Olinda. A esse vulto histórico devem-se grandes iniciativas na cidade de Taubaté: HOSPITAL SANTA ISABEL, EXTERNATO SÃO JOSÉ, e o COLÉGIO NOSSA SENHORA DO BOM CONSELHO.
Em 1898, chegaram as Irmãs de São José – desde então responsáveis pelos serviços de enfermagem e assistência social.
Em 1912, começou a construção do novo Hospital de Taubaté, durando até 1914. Todos os serviços assistenciais foram transferidos para o novo edifício e foi escolhida uma das salas para servir como Capela, recebendo o nome de Capela Santa Isabel.
Mas, as Irmãzinhas não ficaram satisfeitas com a pequena Capela instalada numa das salas do novo edifício: queriam mesmo uma Capela edificada e dedicada à Santa Isabel. Começaram a angariar meios para tal.
“ Finalmente em 08 de julho de 1951, foi inaugurada a nova Capela. As cerimônias começaram com a Benção Litúrgica no novo templo, oficializada no dia 1° de julho por D.Francisco Borges do Amaral, Bispo Diocesano de Taubaté. A cerimônia revestiu-se de todo o esplendor do ritual romano. O Seminário Diocesano abrilhantou a solenidade com a execução de cânticos litúrgicos. Junto com a bênção da Capela procedeu-se a bênção das novas instalações para a Farmácia e residência das enfermeiras, localizadas estas na parte inferior da Capela.
No dia 5 as cerimônias tiveram prosseguimento com as solenidades do Tríduo Preparatório à festa de Santa Isabel – a Padroeira da nova Capela.
A Reza dos dias 5 6, e 7 contou com grande número de fiéis e amigos do Hospital, sendo abrilhantada pelo conjunto Coral do Externato N.ª Sr.ª do Bom Conselho, sob a regência da Prof.ª Neide da Silva Áureo.
E, no domingo – dia 08 – as solenidades tiveram o seu fecho de ouro:
– às 9:00 h, o Cônego Cícero de Alvarenga, acolitado pelos frades do Convento Santa Clara e sacerdotes do Convento do Sagrado Coração de Jesus, cantou a missa à Santa Isabel.
A parte coral esteve a cargo dos clérigos do Convento do Sagrado Coração de Jesus, sendo irradiada pela Radio Difusora”.
O Lábaro – 12/07/1951 – n. ° 1355