Search
quarta-feira 25 dezembro 2024
  • :
  • :

Campanha do Ministério da Saúde termina na próxima sexta-feira

Este ano, 65% das mortes por influenza foram por complicações do vírus H1N1. No total, 243 pessoas morreram e mais de 2,3 mil pessoas adoeceram por influenza.
Um quarto do público-alvo ainda não se vacinou contra a gripe. Mais de 13 milhões de pessoas não procuraram os postos de saúde para se protegerem.
A campanha do Ministério da Saúde termina na próxima sexta-feira, dia 15, e a expectativa é que 54,4 milhões de pessoas sejam vacinadas. Roraima, Rio de Janeiro e Amazonas têm os piores índices. Fake news (notícias falsas) podem ter atrapalhado a campanha. Autoridades sanitárias discutem a possibilidade, caso sobrem doses, de a vacinação ser ampliada para crianças entre 5 e 9 anos e para adultos entre 50 e 59 anos.
De 41,2 milhões de pessoas que procuraram os postos de saúde, o grupo com menor índice de vacinação é de crianças: entre 6 meses e 5 anos, a cobertura é de apenas 57,5%. Entre todos os públicos, somente puérperas (mulheres que deram a luz até 45 dias), idosos, professores e indígenas ultrapassaram 80% de adesão.