Taubaté participa, a partir da próxima segunda-feira, dia 7 de outubro, da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. A campanha acontece em duas etapas, de forma seletiva, com avaliação da situação vacinal e vacinação conforme o calendário vigente.
A primeira etapa vai de 7 a 25 de outubro, com a imunização de todas as crianças não vacinadas de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias). O dia “D” (sábado) de mobilização nacional será em 19 de outubro.
A segunda etapa acontece de 18 a 30 de novembro. Durante este período, o foco será a população adulta não vacinada na faixa etária de 20 a 29 anos de idade. O dia “D” (sábado) de mobilização nacional será em 30 de novembro. Tanto no dia 19 de outubro quanto no dia 30 de novembro, as doses serão aplicadas nas UBS Mais Mourisco, Fazendinha e Independência das 8h às 17h.
Nos demais dias, as doses contra o sarampo estão disponíveis em todas as unidades de saúde que dispõem de salas de vacinação em Taubaté, conforme os dias e horários específicos de cada uma delas. A relação das unidades pode ser conferida pelo link http://www.taubate.sp.gov.br/unidadesdesaude/.
Casos
Taubaté soma atualmente 14 casos confirmados de sarampo. Os casos mais recentes são de um menino de 1 ano de idade morador do bairro São Gonçalo (vacinado), um menino de 8 anos morador do Belém (não vacinado), uma menina de 10 anos moradora da Vila Olímpia (vacinada) e uma mulher de 33 anos moradora do Parque Santo Antônio (não vacinada). Foram realizadas ações de bloqueio vacinal no entorno dos bairros e todos os pacientes passam bem. Outros 42 casos estão em análise e 22 casos foram descartados.