Search
sexta-feira 20 setembro 2024
  • :
  • :

Campanha da Fraternidade: A importância de se debater políticas públicas

Campanha da Fraternidade:  A importância de se debater políticas públicas

No Brasil, todos os anos, como cristãos, somos chamados a participar da transformação de nossa sociedade, durante o período da Quaresma e a vivenciar a Campanha da Fraternidade. Como tema é : Fraternidade e Políticas Públicas. Lema: Serás libertado pelo direito pela justiça (Is 1,27).

Um dos modos concretos para sermos bons cristãos é ajudarmos a propor, discutir e executar políticas públicas. Vivemos num mundo marcado pelo individualismo que gera isolamento, indiferença e acentua o ódio e a divisão. Nesta ótica, a pessoa quer realizar seus desejos, independentemente dos que estão à sua volta. Talvez seja por isso que vemos no nosso país tanta coisa errada, tanta corrupção, tanta falta de preocupação com as coisas públicas.
E a campanha deste ano que nos leva a refletir e a vivenciar as políticas públicas, que nos influenciam diretamente como cidadãos. É preciso que nossa população possa ter melhoras condições de vida.

A Campanha da Fraternidade nos ajuda a perceber e entender as políticas públicas como ações de misericórdia. O documento da Campanha da Fraternidade diz que “participar das discussões e execução das políticas é ajudar a construir uma verdadeira fraternidade e resgatar a dignidade de irmãos e irmãs. E acrescenta: “ é tarefa de todo cristão participar na elaboração e concretização de ações que vissem melhorar a vida de todas as pessoas. Fazem obra de misericórdia.

Ser pessoa significa viver e estar em relação. Essa noção de ser pessoa com ser relacional vai contra qualquer forma de individualismo.

Com a nossa participação como cristãos nas políticas públicas, podemos criar este novo modelo de viver a dimensão política como obra de misericórdia ao mesmo tempo como uma maneira de vivenciar um novo humanismo.
“O Filho de Deus nos convidou para a revolução da ternura”, diz o Papa Francisco. Seja este convite o nosso modo concreto para viver, nesta Quaresma, o que afirma o Profeta Isaías: “Serás libertado pelo direito e a justiça”.

Por José Pereira da Silvaprofessor