Search
sábado 30 novembro 2024
  • :
  • :

Campanha ‘Bebida e direção: uma mistura perigosa’

Campanha de conscientização para o Carnaval alerta os riscos de dirigir sob o efeito de bebidas alcóolicas
A CCR NovaDutra iniciou ontem, quarta-feira, dia 27, semana que antecede o carnaval, a campanha de segurança e conscientização sobre os riscos de dirigir após o consumo de bebida alcóolica. De acordo com o Ministério da Saúde, 21% dos acidentes no Brasil e a maioria dos acidentes fatais nas rodovias do país têm como causa o uso do álcool. Estudos comprovam que, por menor que seja a quantidade ingerida, o álcool diminui os reflexos e dificulta o raciocínio. A ingestão de apenas dois copos de cerveja já pode fazer com que o tempo de reação no trânsito caia de 0,75 segundo para 2 segundos. Mesmo sabendo dos riscos muitas pessoas ainda insistem em dirigir após consumirem bebidas alcoólicas.
A ação educativa terá a distribuição de 50 mil folhetos nas praças de pedágio, veiculação de dicas de segurança na programação da CCRFM 107,5 e instalação de 36 faixas ao longo da rodovia.
Este ano a campanha utiliza o personagem Responsa, o arqui-inimigo das más ideias do trânsito para combater três ideias ruins na época de Carnaval: Uso do celular enquanto dirige (a má ideia é o Celulárico), excesso de velocidade (a má ideia é o Pé-de-Chumbo) e principalmente a mistura de bebida e direção (a má ideia é o Beberrones).
Segundo o Gestor de Atendimento da CCR NovaDutra Virgílio Leocádio, é importante reforçar a conscientização dos riscos da mistura bebida e direção neste período do ano. “O Carnaval é um momento em que as pessoas querem diversão e acabam esquecendo de cuidados básicos de segurança rodoviária. Dirigir sob o efeito de bebida alcoólica coloca não apenas o motorista em risco, mas também a vida de familiares e de outros usuários. Beber com responsabilidade é beber e não dirigir”, ressalta Virgílio.