Search
segunda-feira 13 janeiro 2025
  • :
  • :

Campanha alerta para abuso e exploração sexual infantil

A Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social (SEDIS) da Prefeitura de Taubaté em parceria com o Conselho Tutelar do município estão realizando uma Campanha de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A Campanha acontece em virtude do “Maio Laranja”, um mês dedicado à conscientização e mobilização da sociedade para este tema.

Durante toda essa semana, conselheiros tutelares de Taubaté estarão realizando um trabalho de divulgação e conscientização sobre este assunto. Os locais escolhidos para fazer essas abordagens e orientações foram os Centros Comunitários e as Instituições que estão sendo parceiras do projeto “Mesa Taubaté”. Os profissionais fazem este trabalho de orientação enquanto as pessoas estão aguardando para fazer a retirada da sopa.

O primeiro dia da Campanha foi segunda-feira, 10, no Centro Comunitário do bairro Cecap; na terça-feira, 11, as ações foram realizadas no Projeto Esperança São Pedro Apóstolo, no bairro Três Marias; na quarta-feira, 12, foi a vez do Bairro Água Quente, no Centro Comunitário; dia 13, quinta-feira a campanha vai acontecer na Obra Social da vila Aparecida; e na sexta-feira, 14, será no bairro Continental, na Escola Municipal Ramon de Oliveira Ortiz.

As atividades serão realizadas sempre a partir das 16h, quando as sopas começam a ser distribuídas. Durante a conversa os conselheiros entregam panfletos explicativos e tratam da importância da denúncia em casos de violência e exploração sexual infantil. Em caso de denúncia

As ações acontecem essa semana em alusão ao dia 18 de maio, “Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. Este dia foi escolhido por ter sido a data em que ocorreu um crime sexual contra uma menina de Vitória, Espírito Santo, no ano de 1973, e seus agressores ficaram impunes. Após esse fato, uma grande mobilização nacional liderada pelo movimento dos direitos da criança e do adolescente conseguiu a aprovação da Lei Federal n 9.970/200 que instituiu este dia.