A Câmara de Taubaté homenageou, durante a sessão realizada na segunda-feira, dia 9, os acadêmicos Alfredo Barbieri e Maria Marlene Nascimento Teixeira Pinto, em celebração ao dia do jornalista Oswaldo Barbosa Guisard e ao dia da literatura e do escritor. As homenagens foram entregues pela vereadora Vivi da Rádio (PSC), que saudou ambos em nome do Poder Legislativo, destacando a trajetória dos convidados.
Alfredo Barbieri nasceu em São Paulo em 1932 e lecionou em diversas instituições do Vale e da capital. É licenciado em Letras Neolatinas, bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, em Pedagogia e Filosofia. Titular da cadeira de número 20 na Academia Taubateana de Letras desde outubro de 2001, conta com publicações de poemas, trovas, contos e crônicas nas 14 coletâneas da ATL. Foi suplente de vereador nos anos de 1965 e 1974.
Alfredo agradeceu aos vereadores e aos colegas escritores pela homenagem: “Quero deixar o meu agradecimento aos meus amigos e colegas que me indicaram para receber esta homenagem. Parabéns à Câmara de Taubaté, que criou o dia do jornalista e da literatura e do escritor, e a todos os vereadores.”
Nascida em Jacareí em 1947, Maria Marlene Teixeira Pinto formou-se professora primária no Instituto de Educação Conselheiro Rodrigues Alves, em Guaratinguetá. É pós-graduada em Língua Portuguesa pela Unitau e em Metodologias e Gestão para Educação a Distância pela Faculdade Anhanguera de Taubaté.
Leia mais no site do DT
Lecionou em várias cidades do Vale do Paraíba, dedicando-se principalmente à alfabetização de adultos e crianças, inclusive de forma voluntária. Foi eleita pela Academia Taubateana de Letras em 2004 e pela Academia Vale-Paraibana de Letras e Artes em 2012 para ocupar a cadeira nº 44, cujo patrono é Cesídio Ambrogi.
Maria Marlene agradeceu aos vereadores pela homenagem e prometeu continuar se dedicando à função que exerce: “Gostaria de agradecer em nome dos escritores de Taubaté e ao Poder Legislativo. Vou continuar me dedicando para honrar este posto que ocupo na Academia Vale-Paraibana de Letras e Artes.”