Os vereadores de Taubaté aprovaram cinco projetos de denominações de ruas, parque linear e estádio, durante sessão do dia 11. Destes projetos, dois foram analisados em primeira votação, ambos de autoria do ex-prefeito Ortiz Junior.
São eles o projeto de lei 118/2020, que denomina Octávio Marques a rua Um, localizada no loteamento Residencial Itapema, no Jardim Independência, e 119/2020, que denomina Lucia Maria de Souza Castro a rua Três, no Parque Dom Pedro I.
Octávio Marques foi jornalista e fundou o periódico A Gazeta da Estiva. Estudou Jornalismo na Escola Nacional do Rio de Janeiro e trabalhou na Companhia Taubaté Industrial (CTI) e na Companhia Fabril de Juta. Em seguida, atuou na Universidade de Taubaté (Unitau) e nas Associações Valeparaibana de Imprensa, de Velhos Jornalistas do Estado e Brasileira de Imprensa. Foi diretor da Escola de Samba Boêmios da Estiva e do Clube União Operária. Nasceu em 1934 e morreu em 2012.
Lúcia foi advogada e nasceu em São Lourenço (MG), em 1946, mas morou em Taubaté, cidade onde lutava pelos interesses da população.
Apreciava a prática esportiva e, com suas irmãs, integrou o time de futebol do Idesa, o primeiro time feminino do estado de São Paulo. Formou-se em Direito pela Unitau. Entre 1999 e 2001 foi funcionária da Prefeitura e viabilizou a aquisição de casas para a população carente. Era casada com o advogado Djalma Castro, vereador por quatro legislaturas em Taubaté. Morreu em 2020.
Segue para sanção
Em segunda votação foram aprovados três projetos, que agora seguem para sanção do prefeito, para que se tornem leis.
O primeiro deles é o projeto de lei 96/2019, de autoria do ex-prefeito Ortiz Junior, e denomina José Sebastião de Oliveira “Sargento Jota” a rua Quatro, localizada no loteamento residencial Villa Di Vita, no bairro Itapecerica.
O segundo é o projeto de lei 116/2020, de autoria do vereador Douglas Carbonne (DEM), e denomina Doutor Antônio Roberto Paolicchi o parque linear em fase de construção, localizado na confluência das ruas José Ângelis, dos Miosótis, das Begônias e São Caetano, no bairro Campos Elíseos.
Por último foi aprovado o projeto de lei 10/2021, de autoria do vereador Serginho (Progressistas), que denomina Estádio Municipal Denizar de Oliveira o campo de futebol localizado no parque municipal do conjunto residencial Quiririm-Fabrilar, rua Ângelo Valério.