Em tempos de buscas pelo autoconhecimento e para a melhora na qualidade de vida, o Centro Budista Kadampa Jangchub Ling, na cidade de Taubaté, recebeu neste sábado (07 de março) a Monja Gen Kelsang Mudita que proferiu a Palestra: O que buscar quando precisamos de alivio.
A Palestrante é Diretora Espiritual do Budismo da Nova Tradição kadampa no Brasil.
Para compreendermos a importância desta visita da monja Gen Mudita no Centro de Meditação em Taubaté, convém contar um pouco sobre a Nova Tradição Kadampa.
O Venerável Geshe Kelsang Gyatso Rinpoche, é um monge budista que nasceu no Tibete em 1931 e chegou à Inglaterra no final de agosto de 1977.
Geshe-la (como é carinhosamente chamado), no ano de 1991, fundou no Ocidente, um Budismo Moderno, conhecido como a Nova Tradicao Kadampa (NKT-IKBU).
Hoje, existem 1.300 Centros de Budismo Moderno Kadampa em todo o mundo (Centros de Meditação e Estudos, Centros de Retiro e Templos pela Paz Mundial).
E, Geshe-la, publicou mais de 22 livros de sua autoria. Sendo que, todas as instruções e práticas contidas nos livros, vêm dos ensinamentos de Buda Shakyamuni, o fundador do Budismo.
E, nas quase duas horas de palestra, Gen Kelsang Mudita, conduziu um período para meditação junto ao público presente e explanou temas relevantes, sobre: como desenvolver e manter paz interior, como reduzir e fazer parar nossas experiências de problemas e como trazer mudanças positivas para nossas vidas. Temas baseados principalmente no livro: Como Transformar a sua Vida, do Venerável Geshe Kelsang Gyatso Rinpoche (livro este distribuído gratuitamente na forma de e-book pela Editora Tharpa).
No final, ainda houve tempo para tomar um café, comer salgados veganos e vegetarianos, conversar e abraçar a Monja Gen Mudita.
O Centro Budista Kadampa Jangchub Ling, de Taubaté, foi fundado no ano de 1996, e está situado no Bairro Santa Clara (vizinho ao Convento Santa Clara) sob responsabilidade da Professora Residente Monja budista Kelsang Nyangde.
O Centro, possui uma extensa programação direcionada a todos que se interessam pelo budismo ou que tenham interesse em melhorar sua qualidade de vida. Com eventos gratuitos diários (meditação expressa e preces); Wokshops, Cursos, Palestras e Programas de Estudos (para programação completa ver redes sociais @meditaremtaubate).
Neste mês de março, em Taubaté, vale destacar (além das atividades diárias gratuitas) o Curso de Formação de Meditadores (4 aulas). R. Dr. José Luís de Almeida Soares, 110 – Santa Clara
E, em São Luís do Paraitinga, a Monja Kelsang Nyangde vai proferir a Palestra: Meditação e Budismo Moderno que acontecerá no dia 13 de março no Centro Cultural, situado na Rua Coronel Augusto de Castro, sem número, Centro.