Agora é Oficial: O presidente Joe Biden anunciou na última sexta-feira, dia 15, que brasileiros vacinados contra a Covid-19 terão entrada permitida nos EUA a partir do dia 8 de novembro.
O governo americano já havia sinalizado a intenção de abrir as fronteiras na semana anterior, mas a notícia ainda não havia sido oficializada.
Até então, os brasileiros que desejassem entrar nos EUA tinham que cumprir 15 dias de quarentena em um terceiro país.
Entre a população brasileira, 72% já tomaram a primeira dose da vacina contra 65% dos americanos.
Quanto ao número de novos casos, o Brasil tem registrado, por dia, 11 mil infecções por Covid-19 contra 86 mil infectados por dia nos EUA.
Quais as regras para entrar nos EUA
Para quem já está se organizando para a tão sonhada viagem de final de ano é preciso ficar atento às exigências não apenas do Governo Americano, mas também das Companhias aéreas. Em princípio, serão obrigatórios: Comprovante de vacinação completa, emitida por fonte oficial; A vacina seja em dose única ou segunda dose deverá ter sido tomada com, no mínimo, 15 dias antes da data de embarque;
O reforço ou terceira dose não será exigido, mesmo entre a população considerado de risco (idosos e pessoas com comorbidade)
Quais vacinas serão aceitas?
Apesar das críticas e toda a confusão acerca das vacinas que seriam aceitas pelos EUA, a Casa Branca anunciou que todas as vacinas aprovadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para uso emergencial serão aceitas.
Isso significa que tanto a Corona Vac quanto a AstraZeneca-Oxford servirão como prova de imunização para viajantes.
Antes de fazer as malas: Só a vacinação não basta
A apresentação da carteirinha de vacinação não será a única exigência para a autorização de entrada nos EUA.
No momento do check in para o embarque, todos os passageiros deverão apresentar o teste de PCR, realizado no máximo 3 dias antes do embarque.
O teste servirá como prova de que a pessoa não está contaminada pelo novo coronavírus ou testou positivo para o covid-19. Vale lembrar que este teste sera exigido mesmo para pessoas completamente imunizadas.
Além disso, antes do embarque, o passageiro deverá preencher um questionário emitido pelas Companhias Aéreas.