Search
segunda-feira 6 janeiro 2025
  • :
  • :

Brasil Socialista, Brasil Capitalista

Desde o início deste ano estamos experimentando um novo tipo de governo, ao que tudo indica, com inclinação política para a Direita.
Isso indica que vamos marchar para o Capitalismo e deixar os direitos adquiridos sociais de lado por completo?
O que vem sendo demonstrado ao longo da história é a aplicação de um Estado Socialista no Brasil, e explico o motivo.
Nossa Constituição Federal é chamada de Constituição Cidadã, e recebeu este nome por trazer obrigações do Estado para com a sua população, sendo de caráter humanista em que todos recebem um tratamento da maternidade até o seu funeral.
O nascimento de uma pessoa e seu acompanhamento ao longo da vida é feito através da saúde pública, serviço garantido essencial para todos, não importando se este causa prejuízo aos cofres públicos ou não, ele existe para todos que estão no país, para os ricos e pobres e não faz distinção alguma de raça, cor, gênero, etc. Simplesmente a pessoa é atendida e tem a sua saúde recuperada e preservada.
Também no lado da educação, desconsiderando dificuldades particulares, os municípios garantem da creche até o ensino fundamental, os Estados garantem o ensino médio e a União garante o ensino superior. Até aqui tudo de forma pública, não sendo necessário pagar pelo serviço.
O direito ao lazer e cultura se mostra com eventos públicos, sejam nos teatros da cidade, show em praça aberta, museus e etc.
Para se ter segurança não precisamos pagar, temos segurança pública.
Assim dizendo percebemos que tudo que uma pessoa precisa ela tem garantido pelo Estado, mesmo que de forma mínima. Políticas são implementadas para sanar os problemas da população.
E o motivo disso tudo não ser prestado de forma eficiente é pelo o que o Estado mesmo deve garantir. São tantos serviços em tantas esferas que o que a população produz não é suficiente para suprir a demanda – e ainda há aqueles que pagam pelo serviço privado por uma qualidade maior.
Nos próximos anos veremos se o Brasil continua nesta onda socialista que iniciou em 1988 ou se irá diminuir o peso do Estado e fazer com que a população participe de forma mais ativa para engrandecer a nação.