Search
terça-feira 26 novembro 2024
  • :
  • :

Brasil inteiro quer verbas para Educação

Em diversas cidades brasileiras, estudantes, trabalhadores da educação e sindicalistas se mobilizaram ontem, dia 15, para protestar contra o bloqueio de verbas das universidades públicas e de institutos federais. Convocados por entidades como a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), os atos também criticam a possibilidade de extinção da vinculação constitucional que assegura recursos para o setor e a proposta de reforma da Previdência.

Segundo a CNTE, nas 27 capitais brasileiras e em várias outras cidades do país durante todo o dia houve manifestações.

Em Brasília os manifestantes se concentraram em frente ao Museu da República, na Esplanada dos Ministérios. Dali, seguiram em direção ao Congresso Nacional, portando faixas e cartazes. Do alto do carro de som que acompanha a marcha, manifestantes discursaram em favor de mais investimentos nas universidades públicas e sobre o risco de o corte de verbas inviabilizar as pesquisas desenvolvidas nos campus acadêmicos. Segundo cálculos da PM, às 11h, o ato reunia cerca de 2 mil pessoas.

Segundo a UNE, o contingenciamento coloca em risco a manutenção e a qualidade das universidades públicas, prejudicando seus atuais alunos e jovens que cursam o ensino médio e veem ameaçada a possibilidade de ingresso no ensino superior.

Em Taubaté também houve uma mobilização na Praça Santa Teresinha, às 17 horas, onde professores, estudantes, sindicatos se reuniram.