Search
quinta-feira 28 novembro 2024
  • :
  • :

BNDES apoiará restauro da antiga estação ferroviária de Taubaté

Local passará a abrigar museu ferroviário e ganhará loja de artesanato local, café e restaurante; Projeto faz parte da Iniciativa Resgatando a História, que reúne BNDES e empresas parceiras para apoiar recuperação do patrimônio histórico e do acervo memorial brasileiro

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou apoio financeiro para o restauro da antiga estação ferroviária de Taubaté. O projeto foi selecionado por meio de chamada pública da Iniciativa Resgatando a História. Lançada em julho de 2021 pelo Banco, em conjunto com empresas parceiras, a ação visa apoiar a recuperação do patrimônio histórico e do acervo memorial brasileiro.

O BNDES destinará ao projeto R$ 4,3 milhões em recursos não reembolsáveis, valor correspondente a 46% dos investimentos. As empresas EDP e MRS, parceiras fundadoras da Iniciativa Resgatando a História, investirão um total de R$ 3,2 milhões, montante equivalente a 34,5% do total. Além das obras de restauro, o projeto também prevê a instalação de espaço museológico ferroviário no local; balcão de turismo oficial de Taubaté focado no receptivo e capacitação profissional; “loja vitrine” para artesãos da região; café e restaurante de culinária regional.

O projeto será executado pelo Instituto I.S de Desenvolvimento e Sustentabilidade Humana. Entre as ações previstas, estão o restauro das coberturas e telhados, forros, colunas, esquadrias, ferragens e pisos do prédio principal da estação, além de toda a parte elétrica e de combate a incêndio. Também serão recuperados os pisos e a cobertura da antiga plataforma de embarque e desembarque. A estação passará a contar com sistema de captação de águas pluviais e células fotovoltaicas para geração de energia.

Após a finalização do restauro, parte dos espaços será repassada à iniciativa privada por meio de um termo de cessão temporária para a instalação do restaurante, café e loja. Os recursos oriundos da cessão serão revertidos para a manutenção do bem e do espaço museológico. Futuramente, fora do escopo do apoio do projeto, está prevista a instalação de uma área destinada à economia criativa e inovação, que será realizada através de parcerias com diversas empresas, em espaço a ser denominado “Station T”. A conclusão do projeto está prevista para junho de 2025.

A estação ferroviária de Taubaté foi inaugurada em 1876 pela Estrada Ferro do Norte, e durante muitos anos teve importância fundamental no transporte de passageiros e de carga entre o Rio de Janeiro e São Paulo, sendo o ponto de baldeação entre as duas cidades devido à mudança de tamanho de bitola dos trilhos. Funcionou até cerca de 1980, quando foi desativada e o prédio principal transformou-se em escritório da operadora ferroviária MRS até 2005, quando o prédio deixou de ser usado.

Em 2019, o conjunto, que abrange o prédio principal da estação, plataformas, leito, armazém, oficina e vila, foi tombado como patrimônio histórico, arquitetônico e cultural do município de Taubaté. Em 2021, o tombamento também foi realizado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat).