Existe vida fora da Terra? O homem chegou até a lua?
Mais de cinquenta anos depois de o astronauta Neil Armstrong (1930-2012) ter dado aquele “pequeno passo para o homem, grande passo para a humanidade” ainda há muita gente que não acredita que um ser humano – para ser mais exato, 12, em seis viagens diferentes da missão Apollo – pisou na Lua.
Teorias conspiratórias de diferentes níveis de complexidade estão a um clique do mouse e, em tempos de fácil propagação de fake news nas redes sociais, ganham mais fôlego. Mas essas teorias têm algum sentido? E os ETs, existem? Existe vida fora da Terra? Ufologia é Ciência?
Nessa data especial, em que se comemora a Chegada do homem à Lua, convidamos o pesquisador e ufólogo Mauro Baère que recentemente discursou como convidado para o Senado na celebração dos 75 anos do Dia Mundial da Ufologia, o cientista espacial Carlos Wuensche e o professor e coordenador do projeto Ciência no Parque Roberto Stempniak para conversar com o público do Parque Vicentina Aranha.
CONVIDADOS:
Carlos Alexandre Wuensche: Graduado em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestre e Doutor em Astrofísica e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e chefe da atual Divisão de Astrofísica do INPE (DIAST).
Atualmente é pesquisador do projeto BINGO (BAO Intergalactic Neutral Gas Observations) em parceria com a USP, Universidade Federal de Campina Grande, Universidade de Manchester (Inglaterra) e Universidade YangZhou (China) e também chefe da linha de pesquisa em Cosmologia da DIAST.
Mauro Baère: Formado em Direito, com especialização em Direito Eleitoral, oficial de promotoria chefe no Ministério Público de São Paulo desde 2009 e pesquisador do fenômeno OVNI – Objetos Voadores Não Identificados (ou UFOs, do original em Inglês) e dos possíveis contratos entre seres humanos e civilizações extraterrestes.
Em 2014, juntamente com outras pessoas interessadas em pesquisas e estudar o intrigante fenômeno UFO, fundou o Grupo de Estudos Ufológicos 19 de Maio, sediado em São José dos Campos – SP. Este nome foi escolhido para lembrar e homenagear a famosa ‘Noite Oficial dos OVNIs’ ocorrida no Vale do Paraíba em 19 de maio de 1986. Os trabalhos e pesquisas do grupo em um período de 03 anos, contando diversos testemunhos e experiências, resultaram no livro “UFOs e Extraterrestes – Uma Jornada em Busca da Verdade” com autoria de Mauro Baère.
Roberto Stempnkiak: Bacharel e licenciado em Física pela Universidade Mackenzie, mestre e doutor em Ciência pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), onde também foi professor de Física durante 27 anos. Foi docente e pesquisador como Guest Worker no National Bureau of Standards (NBS), em Gaithersburg, MD, EUA e pesquisador do Instituto de Estudos Avançados (IEAv) do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). Foi membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Vácuo e editor da Revista Brasileira de Aplicações de Vácuo, tem trabalhos publicados em física da Matéria Condensada, Óptica de Filmes Finos, Metrologia e Ensino de Física.
Desde 2013 é o coordenador das atividades “Ciência no Parque” do Parque Vicentina Aranha em São José dos Campos.
BATE-PAPO SOBRE UFOLOGIA E CIÊNCIA
20/07 | Quarta-feira
Horário: 19h
Local: Telão de Cinema
Parque Vicentina Aranha – São José dos Campos
Endereço: R. Eng. Prudente Meireles de Morais, 302 – Vila Adyana, São José dos Campos – SP
Tel: (12) 3911-7090