Search
segunda-feira 25 novembro 2024
  • :
  • :

Santo Verbo – Barbeiro: “cabeleireiro masculino”, barba, cabelo e bigode

Clientela nonagenária

Barbearia retrô para jovens e a velha-guarda

Para todas as idades, gostos e ideias. O barbeiro profissional, Jussiano Ferreira da Silva, natalense, casado, pai de uma filha e dois filhos. Com 26 anos de experiência no mercado de trabalho, é proprietário do Shalom Cabelos, um salão para homens, decorado com pôsteres, estojo e coleção de tesouras antigas de barbearias, além de outros. É nesse espaço, com habilidade, que ele desafia com a tesoura, navalha e o pente, os mais variados cortes de cabelo, barba e bigode de seus clientes.

Jussiano Ferreira da Silva – Painel decorativo do salão

Entusiasmado pelo que faz, segundo Jussiano, os estilos relacionados aos cortes de cabelo vão a partir do clássico, moicano, degradê, um gosto apurado por um “trato”, mais atual, de laterais raspadas, com ou sem fade, mescla. Além do que eu vi, outros, chegam à barbearia com a referência de modelo das décadas de 50, 60, James Dean e Elvis Presley. Essa vontade dos clientes de estilo desatualizado, cronologicamente, volta a ficar na moda.
A definição da palavra retrô, aportuguesada, vem do prefixo latino, “retro”, que exprime o termo, “retrocesso”, com alusão ao sentido de tempo passado que se opõe à continuidade ou futuro. No vai lá e vem cá, a usabilidade é pessoal, e, é o que vale.

Além do curso de aprimoramento na área profissional, nas horas livres, ele lida com artesanato em barro, mosaico e alguma pintura. Com demonstração de alegria, guarda em seu currículo, o tempo de coordenação e professor em escola dominical.

 

Por Tibério de Sá LeitãoJornalista