Search
quarta-feira 27 novembro 2024
  • :
  • :

Bar do Zé da Cueca: expulso antes da posse

Em nosso dia a dia acontecem fatos que ficam gravados em nossa memória. Selecionei para essa edição uma história verídica e muito oportuna, que se deu há mais ou menos 20 anos. Antes, porém, vou detalhar para esclarecer melhor essa passagem.
O Bloco Vai Quem Quer resolveu contratar o senhor Adelino, um cobrador para receber as mensalidades dos associados do Bloco, isso para facilitar a contabilidade, que ficou com o apelidado de Cobrador.
O cobrador do Vai Quem Quer trabalhou por muito tempo, e com boa memória sabia o nome completo dos associados. E a turma sempre brincava, testando o cobrador com perguntas sobre alguns associados, falando apenas o apelido:
_Cobrador, qual é o nome do “Berto Mula”.
_Você quis dizer senhor José Roberto Rodrigues dos Santos.
_E o nome do “Bico Farso”?
_Você quis dizer senhor Paulo Rovida!
_E o nome do presidente João Guaru?
_Esse é fácil : senhor João dos Santos Rodrigues.
E assim por diante, sabia de cor e salteado o nome de cada associados.
Retomando às habilidades do cobrador do Vai Quem Quer , ele era habitualmente questionado em festas. Numa delas, em uma roda de amigos, perguntaram ao cobrador:
_O senhor tem cobrado os associados?
Ele disse :
_Quase todos, menos um, que eu não cobrei.
_ Quem é ele ?
_Não posso dizer o nome!
_Mas você conhece todo mundo, responda agora ! Qual o nome do cidadão?
_Não posso, porque ele é o dono da festa. Só risos !!!
Foi o cobrador quem levou um caboclo para ficar sócio do Bloco, que se reunia no Bar do compadre Oswaldo, mais conhecido por “Zé da Cueca”, que ficava na rua atrás do Fórum Criminal , no Bosque.
Apresentou o novo sócio ao Guido Moreira, que era o tesoureiro, que já foi pagando 10 reais . Assim, Guido anotou seu nome no livro e pediu que trouxesse uma foto para fazer a carteirinha.
Não me vem à memória o nome do novo associado, mas muitos que estavam ali presenciaram a cena. Eu e o Daniel Sbruzzi estávamos sentados à mesa ao lado, quando surgiu uma confusão com um bêbado que adentrou no bar. Nesse momento, o presidente João Guaru perguntou:
_A confusão é com alguém do Bloco ?
E o Guido respondeu:
_Foi o novo sócio que jogou uma cadeira no bêbado.
O presidente pediu ao Guido que devolvesse o dinheiro, e expulsasse o caboclo que acabava de entrar na agremiação, em apenas cinco minutos.