Piloto morreu e mais sete pessoas foram socorridas
Uma pessoa morreu após um avião de pequeno porte ultrapassar a pista do aeroporto de Ubatuba, no Litoral de São Paulo, e explodir na Praia do Cruzeiro na manhã desta quinta-feira, 9.
Inicialmente, a Prefeitura de Ubatuba havia informado que duas pessoas haviam morrido no acidente. Às 11h23, a administração municipal corrigiu a informação para apenas a morte do piloto.
As equipes de resgate confirmaram o estado das vítimas:
Um adulto masculino, consciente e orientado;
Um adulto feminino, consciente, porém desorientado;
Uma criança do sexo feminino, consciente, mas desorientada;
Uma criança do sexo masculino, também consciente e desorientado.
Três pessoas que estavam numa pista de skate que fica perto do local também foram socorridas.
Segundo o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), a aeronave passou por uma excursão de pista, que é caracterizada quando o avião sai da pista no momento de pouso ou de decolagem.
A Rede Voa, que administra o aeroporto, informou que o avião havia saído do Aeroporto Municipal de Mineiros, em Goiás, e tentou pousar em Ubatuba. Segundo a concessionária, “as condições meteorológicas eram degradadas, com chuva e pista molhada”.
A aeronave, com matrícula PR-GFS, modelo 525, foi fabricado em 2008 pela empresa Cessna Aircraft. Ela tem capacidade para sete passageiros, além de dois pilotos.
Segundo o sistema da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave estava com operação negada para táxi aéreo, mas com situação de aeronavegabilidade ‘normal’.
A operação de resgate mobilizou uma equipe de 20 bombeiros militares, que atuaram de forma rápida e coordenada para retirar as vítimas da aeronave e prestar os primeiros socorros. As causas do acidente ainda estão sendo investigadas, e o local foi isolado para garantir a segurança e facilitar o trabalho das autoridades.
Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) disse que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foi acionado para a ocorrência e que, na ação inicial, são utilizadas técnicas específicas para realização de coleta e confirmação de dados, preservação dos elementos, verificação inicial de danos na aeronave, entre outras informações.
(Fonte: Meon)