Search
sábado 16 novembro 2024
  • :
  • :

Avanços e retrocessos

Há algumas semanas, o site do Diário de Taubaté foi hackeado. Na data, foi publicada a matéria a respeito. Tomadas as providências no âmbito policial, o jornal foi informado que o hacker é de Campinas, “trabalhou” das 6 às 16 horas daquele domingo para, enfim, entrar no site e tirá-lo do ar. Sendo de Campinas, o hacker tentou camuflar sua origem, confundindo dados a seu respeito com sites de Londres e Israel. A partir daí, o Diário de Taubaté está aguardando que a Polícia Civil e a Telefônica (foi usado pelo hacker o speed da Vivo) dêem o nome do criminoso. O site ficou três dias fora do ar e haverá um processo de pedido de indenização por danos materiais e morais por parte do jornal.

Neste final de semana, os programas jornalísticos dos principais canais de televisão mostraram o acesso criminosos a contas de 50 milhões de seguidores do facebook. Tudo envolvido com fakes news ligados às eleições americanas. Foi também mostrado que a tecnologia, esse avanço, também é um retrocesso, pois, tornando-se barata e acessível, está possibilitando destruir a imagem de pessoas públicas. Foi feita uma montagem com o rosto de Michelle Obama no corpo de uma artista pornô, e ainda o rosto de Donald Trump no corpo de Hillary Clinton e de Angela Merkel.
Diante de tanta mentira, notícias falsas, fake news, o melhor que as pessoas fazem é desacreditar de TUDO que vêem nas redes sociais e só se informarem em sites de jornais e blogs conceituados. Para o bem de si mesmas e pela segurança nas próximas eleições.