O Detran-SP divulgou que esta semana, a partir do dia 27.07, voltaria a aplicar as provas práticas de direção em todo o Estado, com agendamento prévio feito por meio do sistema e-CNH. Os exames foram suspensos por conta da Covid 19 e em junho o governo estadual autorizou que as atividades dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) voltassem gradualmente com as aulas práticas. No entanto, CFCs de São José dos Campos estão encontrando dificuldades para atuar em razão de falta de informações mais objetivas e concretas do Detran-SP.
Lorena, da Autoescola Lorena Bianca, por exemplo, afirma: “Ainda não recebemos orientação precisa de como vai ser. O que estou ouvindo é que quem iria agendar as provas seria a unidade de trânsito. Infelizmente eles avisaram que vai liberar, mas não sei como vai ser a quantidade de alunos, quantidade de exames, etc… O que a gente recebeu foi só um protocolo de saúde falando a respeito do exame.”
É o caso também de Leonardo Cosmo, da NSA Autoescola: “Nós não conseguimos entender porque se a maior parte das atividades estão liberadas e o Detran não está acompanhando essas deliberações. Estamos enfrentando uma grande falta de informações: a aula remota, por exemplo, poucas autoescolas estão conseguindo e com grande dificuldade por falta de conhecimento. A prova eletrônica também estão muito obscuras as informações, o agendamento de prova prática também estamos com dificuldades de agendamento, em especial os faltosos da última semana de março. Como o Detran divulgou que tudo ia voltar ao normal e isto não é um fato, os alunos acreditam que as autoescolas que estão enrolando.
Também os médicos voltaram à atividades, mas não está liberado o pré cadastro, caso isso estivesse normal poderíamos estar captando matrículas.”
Por outro lado, entramos em contato com o Detran-SP que nos comunicou:
“O Detran.SP esclarece que foi constatado um erro de procedimento por parte de alguns CFCs de São José dos Campos, que impossibilitou o agendamento. O sistema está regularizado e a unidade do Detran retomou o serviço de agendamento dos alunos. Para a próxima semana foram agendados 150 exames práticos no município.”
O sistema e-Condutor oferece aprimoramento de gestão
Diante desta pandemia, o sistema e-Condutor, criado pela empresa Anova Sistemas, é uma ferramenta fundamental para buscar o equilíbrio de gestão e o retorno das atividades das autoescolas. Os avanços de tecnologia aliados à uma gestão mais interativa, dando prioridade à evolução do conhecimento são os fatores que levam o empresário Daniel Gil Monteiro de Faria, proprietário das empresas Anova Sistemas de São José dos Campos, a apostar na célebre frase “crise é oportunidade”.
Segundo Daniel Gil é preciso ir além do desenvolvimento de tecnologias: “É importante ter uma visão ampla das necessidades dos setores da sociedade e buscar as aplicações da tecnologia de acordo com os benefícios que ela traz para as pessoas. A Anova é um exemplo deste procedimento, pois criamos o e-Condutor para a gestão das autoescolas e interagindo com os clientes percebemos necessidades específicas do setor, como o fluxo constante de pessoas para tratar de agendamentos e informações o que provoca para muitas autoescolas problemas com a comunicação. Assim, decidimos customizar mais o sistema e colocamos um aplicativo que permite ao aluno, onde ele estiver, ter acesso às informações, acompanhando todo o processo de sua formação e interagindo de forma prática e eficiente, tendo um ambiente organizado na palma da mão.”
Este é um dos fatores da evolução do e-Condutor, criado há 3 anos e que já superou o mercado regional e se encontra em 10 estados com cerca de 7 mil usuários. Ele é um sistema que oferece aos proprietários de autoescolas, inicialmente, uma gestão mais apurada e que permite dedicar mais empenho na melhoria do ensino. O sistema também é útil aos instrutores e aos próprios usuários, pois auxilia a comunicação, com informações valiosas para a formação desses condutores.