Tendo em vista os altos números de casos de coronavírus em todo o país e diante do agravamento da Pandemia em Taubaté, a população tem procurado, cada vez mais, fazer os testes e conhecer seu estado físico. O objetivo é, na maioria das vezes, se tranquilizar quanto à convivência com os parentes, principalmente os pais e pessoas idosas.
A Drogaria São Paulo em Taubaté, deu uma rápida entrevista ao DT:
– Qual o percentual de aumento da procura de testes?
Após as festas de fim de ano, registramos em um aumento de 60% nas vendas de testes rápidos para detectar a COVID-19.
– Qual o custo deste teste?
Temos dois tipos e ambos custam R$119,90. O teste COVID-19 de anticorpos identifica a presença ou não de IgM e IgG (defesas do organismo), se teve contato recente com o vírus ou se já teve a doença. No caso desse, a indicação é de que o cliente faça a partir do oitavo dia de sintomas para ter mais assertividade. O outro teste é o COVID-19 Antígeno, que identifica a presença ou não de partículas do vírus (o que chamamos de antígeno). Ele aponta infecção ativa, por isso é indicado para pessoas que tiveram exposição recente ao vírus e com sintomas entre o segundo e o sétimo dia.
– As farmácias estão preparadas para esse atendimento?
Com certeza! O cuidado com a saúde é a nossa prioridade. As farmácias tem sido parceiros importantes da população nesse processo, desde o início da pandemia. Estamos preparados para atender essa demanda. Recém-inaugurada na praça de Taubaté, a Drogaria São Paulo da Rua Dr. Urbano Figueira, 148 centro de frente ao hospital HMUT oferece testagens para a doença, conta com uma equipe qualificada formada por 3 profissionais farmacêuticos, além de disponibilizar uma série de outros serviços farmacêuticos, mas nossa rede como um todo está empenhada para oferecer orientação e cuidado para a população.