A situação do transporte público foi tema de audiência realizada na segunda-feira, 27, na Câmara de Taubaté, por iniciativa dos vereadores Marcelo Macedo (MDB), que presidiu o debate, e Alberto Barreto (PRTB), autores do requerimento de convocação.
O representante da Oficina de Consultores Associados, Arlindo Fernandes, detalhou os números da pesquisa realizada com os usuários do transporte público no município e destacou a crescente perda de demanda por ônibus, que foi agravada com a pandemia. Em 2019, a média mensal de passageiros totais foi de 794 mil. Em 2020, baixou para 327 mil.
Em 2022, está em 512 mil.
“Como consequência, houve a redução de oferta. Com isso, tempos de espera e de viagens aumentaram e a competitividade frente a outros módulos diminuiu. Enquanto isso, políticas públicas apontam a necessidade de diminuir viagens em veículos motorizados individuais. Precisamos romper esse ciclo negativo de perda de demanda, e aumentar a participação no coletivo. Temos que ter ações para atrair usuários, mas buscando ser racionais e econômicos”, afirmou Arlindo.
A Oficina de Consultores Associados realizou a pesquisa sobre o diagnóstico do transporte público que vai embasar alterações no sistema. Os dados apresentados na audiência estão disponíveis no site da Câmara, seção Atividades Legislativas, subseção Audiências Públicas.
O secretário de Mobilidade Urbana, Tiago Dias, explicou que o estudo foi custeado pela CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), diante de empréstimo celebrado com o município. Afirmou que, em 2023, será definido se haverá nova licitação para o transporte público ou a renovação do contrato atual com nova cláusulas e novo formato. “É o momento para melhorarmos o transporte público, que passa por grave crise econômica em âmbito nacional. Este estudo tem grande valia para corrigirmos as deficiências que o sistema apresenta.”
Os vereadores Adriano Coletor Tigrão e Elisa Representa Taubaté, do Cidadania, João Henrique Dentinho e Richardson da Padaria, do União, Moises Luciano Pirulito (PL) e Vivi da Rádio participaram da audiência.
Assista ao vídeo na página da TV Câmara Taubaté no Facebook, www.facebook.com/tvctaubate, ou durante as reprises no canal 4.2 aberto e na Claro TV canal 4.