Search
sexta-feira 27 dezembro 2024
  • :
  • :

Atividade física e longevidade: Para viver muito, é preciso viver bem

Panathlon Club de Taubaté

A atividade física é fundamental para a longevidade com qualidade de vida. A atividade física tem se figurado cada vez mais indispensável para o melhor condicionamento físico. Longevidade as pessoas viverem mais e melhor.
A atividade física melhora os componentes fisiológicos e capacidades físicas como força, resistência, velocidade, podendo contribuir com a longevidade.

Para viver muito, é preciso viver bem! Para atingir essa meta é preciso uma série de hábitos positivos que colabore para uma terceira idade saudável.

Pesquisas recentes destacam que exercícios físicos ajudam a diminuir o estado inflamatório crônico que o avançar da idade pode proporcionar. A liberação dessas moléculas na corrente sanguínea durante e após os exercícios geram efeitos rápidos como: estimulam a liberação de alguns hormônios, facilitam a queima de gordura e diminui a glicemia, provocam a sensação de bem-estar e alivia o estresse; reduzem o risco de problemas cardiovasculares.

Estudos recentes mostram que a quantidade de exercícios necessários para se obter saúde e aumentar a longevidade é menor que se imaginava. É preciso sempre se exercitar e pode ser com moderação.

Nosso corpo se decompõe a medida que envelhecemos. A massa muscular diminui, a densidade óssea diminui, a capacidade pulmonar se deteriora. Até a sua freqüência cardíaca máxima diminui. A maioria desses declínios pode ser retardada ou mesmo revertida através de exercícios regulares.

As doenças degenerativas que se manifestam com o avançar da idade terão um curso menos grave e com maior chance de recuperação do que numa pessoa sedentária. Fazer atividades físicas regulares, seja em que idade for, é benéfico para a saúde do coração e isso faz viver mais tempo.

É preciso esclarecer que envelhecimento saudável não tem nada a ver com antienvelhecimento. A ausência de doenças não é sinônimo de saúde, a condição física e mental deve ser levada em conta.

Na terceira idade quando a mobilidade e a força muscular ficam comprometidas, praticar exercícios ajuda a melhorar a resistência física e a disposição para atividades do cotidiano, além de gerar mais confiança e independência.

A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia recomenda que a prática de exercícios físicos esteja na rotina de pessoas de qualquer idade, pois os exercícios físicos vão se refletir na qualidade de vida e no envelhecimento ativo.

Não podemos esquecer que os benefícios da atividade física entre os idosos são também psicológicos e sociais e influenciam na autoestima do idoso.

Alguns benefícios da prática de atividades físicas na terceira idade: melhora do condicionamento físico e disposição; melhora da qualidade do sono; diminuição da ansiedade e do estresse; ampliação do contato social; melhora na mobilidade e no equilíbrio; melhora no controle da pressão arterial; preservação dos ossos e articulações; melhora dos quadros de dor em geral; promoção da independência e autonomia.

É importante na prática de atividades físicas a orientação médica ou de um profissional de Educação Física. Orientação que deve ser procurada antes de iniciar a prática da atividade, permitindo direcionar para a prática mais segura e eficaz, de acordo com as aptidões de cada idoso. A avaliação médica é sempre obrigatória e direcionada para essa faixa etária.

Alguns estudos indicam que se exercitar pode aumentar em até cinco anos a expectativa de vida de um idoso. É fundamental conscientizar a importância dos idosos adotarem umestilo de vida ativo e esportivo, estimular sobre a importância das atividades físicas para o corpo e para a mente.

Prof. Dr. José Pereira da Silva