Muito se fala sobre a “Lei do Karma” nas músicas, nos filmes e até mesmo nas conversas corriqueiras do dia a dia. Mas, afinal, do que se trata o “famoso” karma? Pintado como algo fatalista, que só existe para punir as pessoas, ele é visto sob uma ótica religiosa de crime e castigo.
É verdade que o conceito de karma está em várias religiões, com denominações diferentes. Na Bíblia, se diz “Aquilo que você planta é aquilo que você colhe, aquilo que você dá é aquilo que você recebe”; no Alcorão, “Receberás retribuição e pagamento por tudo o que fizeres”; no Budismo “Todo homem, pela ação infalível do karma, recebe na exata medida tudo o que lhe é devido, tudo o que ele merece, nem mais nem menos. Nenhuma ação benéfica ou maléfica, por mais insignificante que seja, por mais secretamente que praticada, escapa à balança precisamente equilibrada do karma”. Mas ele não precisa ser visto somente como punição. Porque no fundo, ele não é fatalista.
O karma se baseia unicamente na causa e no efeito, aplicada a um indivíduo ou a um grupo de indivíduos. Quando você faz algo, isso retorna para você, seja bom ou seja ruim. Não tem como plantar arroz e colher trigo, por exemplo. No entanto, quando algo é feito intencionalmente, acredita-se que o efeito kármico é multiplicado por dez, de forma gradativa, autodeterminada e autodirigida. Isso implica numa responsabilização por alguns (não todos, obviamente) acontecimentos em sua vida. Você é responsável pelas suas atitudes, palavras e alguns pensamentos (não por pensamentos intrusivos).
O grande erro das pessoas que trabalham com energias, assim como eu trabalho, é culpar a vítima quando ela não é culpada. Explico: existem coisas na vida pelas quais somos responsáveis – toda escolha gera uma reação e terceirizar isso é tirar nossa responsabilidade. Culpar o mundo é sempre mais fácil. No entanto, existem acontecimentos que são simples fatalidades e casualidades e não devem ser considerados efeitos kármicos. Eu fico doido quando vejo alguém falando que outra pessoa tem determinada doença só por efeitos kármicos, por exemplo. Não é bem assim, nem tudo é oito ou oitenta.
Basta entender que para uma boa convivência entre as pessoas, é preciso não fazer ao outro o que você não gostaria que te fizessem, porque a justiça é o seu escudo. Se você quer cordialidade e harmonia, precisa ser cordial e educado com as outras pessoas. Se você quer prosperidade, pratique a caridade. Fazer boas ações para aliviar o sofrimento de outros seres vivos é uma boa forma de usar a Lei do Karma a seu favor. Dê o que você deseja receber. Dê dinheiro para nunca faltar dinheiro, dê comida para nunca faltar comida, dê atenção para que nunca te falte atenção etc.
Horóscopo – 15/04 a 21/04
Áries
O otimismo e o entusiasmo para seguir em frente com os seus projetos continua esta semana. Tenha cuidados maiores ao assinar documentos e com o que você fala.
Touro
As características gestadas na semana passada de coragem e iniciativa serão reforçadas e impulsionadas esta semana, trazendo mais energia para o seu trabalho.
Gêmeos
Nem tudo vai correr conforme o planejado nesses dias. Continue se policiando com relação ao seu criticismo exagerado e com a valorização com as pessoas.
Câncer
Continue otimizando seu novo ciclo de trabalho! Sua vida social estará mais agitada esta semana, aproveite para fazer novos amigos e redesenhar seus planos.
Leão
Saiba aceitar os seus limites, já que podem acontecer frustrações na família com as quais você não poderá fazer nada. Não se responsabilize pelos outros.
Virgem
Você vai precisar ter mais concentração e determinação para continuar com seus compromissos profissionais. Lembre-se de não fazer drama e não aumentar as coisas.
Libra
Você vai sentir o desejo de abraçar novos desafios, então, faça parcerias com quem você consiga exercer a sua criatividade. Novas amizades podem surgir.
Escorpião
Saiba que apesar de tudo depender da sua vontade, ainda sim algumas coisas estarão fora do seu controle. Cuide mais do seu corpo e do seu bem-estar esta semana.
Sagitário
Invista em mais conhecimentos na área tecnológica para aumentar as suas perspectivas profissionais. Não resista às mudanças, elas aparecem na sua vida por um motivo.
Capricórnio
Continue confiando na sua intuição e não seja intransigente e pouco diplomático com pessoas queridas. Recue um pouco para ver a situação de longe se necessário.
Aquário
Momento de rever ou reformular algum projeto que já estava em andamento, para que você possa deixá-lo melhor. Faça contato com pessoas mais velhas.
Peixes
A energia de superação vai ganhar mais força esta semana. Escute mais a sua intuição e comece a estudar mais sobre os assuntos que te interessam.
___________
Sobre Gabu Camacho
Gabu Camacho tem 26 anos, é jornalista, tarólogo, astrólogo e autor de três livros. Escorpiano com ascendente em Capricórnio, se interessa pelo mundo esotérico desde muito cedo por influência dos avós maternos e paternos. Natural de São José dos Campos, hoje mora em Taubaté e gosta de estudar sobre a vida, o universo e tudo mais, enquanto cria conteúdo na internet e se dedica aos consulentes de tarô e astrologia que estão espalhados pelo mundo todo, presencialmente e on-line.