Search
domingo 22 dezembro 2024
  • :
  • :

“Assédio e danos morais: os males do século” Leroy Merlin divulga para todo o Brasil

livro de Carlos Dionísio
O livro “Assédio e danos morais: os males do século”, do sindicalista, advogado trabalhista, juiz classista aposentado e presidente do Sindicato dos Comerciários de Taubaté e Região Carlos Dionísio de Morais, vai estar sendo divulgado para as lojas do grupo Leroy Merlin de todo o Brasil. A empresa adquiriu 500 exemplares da obra, para que seus gerentes e encarregados tenham acesso a essa importante questão, que o autor classifica como “uma chaga social nas relações laborais”.

O interesse da empresa pelo livro deu-se quando Carlos Dionísio proferiu uma palestra aos empregados da Leroy Merlin de Taubaté. “Estiveram presentes gerentes e demais empregados da empresa, e a palestra foi muito bem recebida. Eles me fizeram diversas perguntas, demonstrando muito interesse pelo tema. Ao final do encontro, os gerentes presentes já demonstraram a intenção de adquirir um lote de meu livro, para distribuir às lojas de todo o Brasil”, explica Carlos Dionísio.

Os 500 livros já foram entregues à empresa, que já começa a enviar a todas as suas unidades a partir desta data, 25 de julho, quando se comemora o Dia do Escritor. “Assédio e danos morais: os males do século” é o segundo livro escritor por Carlos Dionísio. A Leroy Merlin foi representada pelo Dr. Kleber Gomes – advogado trabalhista da rede em nível nacional, Francisco Araújo – consultor empresarial e Edvania Gomes – gestora de pessoal da loja de Taubaté.

LIVRO SERVE COMO UMA CARTILHA
O livro “Assédio e danos morais: os males do século” resultou de uma intensa pesquisa feita pelo sindicalista, além de toda sua experiência nas lides sindicais e trabalhistas. O seu sucesso foi imediato e em menos de um ano já estava esgotado. A 2ª edição, revista e ampliada, já está no mesmo caminho, representado pela venda de um lote de 500 exemplares para a Leroy Merlin.

“Este livro serve como uma cartilha, um verdadeiro manual contra as práticas abusivas de assédio e danos morais”, diz o autor, que se coloca à disposição de autoridades, entidades, empresas e instituições para realização de palestras e lançamentos. Quem se interessar ou quiser adquirir o livro, poderá ligar para (12) 3621-3955 ou enviar e-mail ao autor para presidencia@sintaubate.org.br

O QUE É ASSÉDIO MORAL
Assédio e danos morais são ações degradantes, onde o trabalhador é submetido a situações repetitivas ou sistematizadas de humilhação, vexatórias, hostis, vulgares, ou agressivas no ambiente de trabalho. As principais vítimas de assédio moral são mulheres, idosos, negros, pessoas em situação de estabilidade provisória, gestantes, membros de CIPA, dirigentes sindicais, beneficiários de auxílio-doença, homossexuais, portadores de doenças graves, etc.

Quem pratica assédio moral normalmente comete crime de calúnia e difamação e está obrigado a pagar indenização por danos materiais e morais. O trabalhador que sofre assédio moral deve buscar o Ministério do Trabalho ou a Justiça do Trabalho para assegurar seus direitos, ou procurar o sindicato de sua categoria.