Hoje, sexta-feira, dia 9, o Assaí Atacadista, rede de atacado de autosserviço que mais cresce no Brasil, abre as portas de sua unidade em Taubaté, localizada na Avenida Dom Pedro I, E-630, Jardim Silvia Maria. Com a inauguração, o Assaí atinge a marca de 150 lojas em todo o País, sendo 71 delas somente no Estado de São Paulo.
A abertura demandou investimento de 65 milhões de reais e a criação de mais de 500 postos de trabalho, entre diretos e indiretos, gerando emprego e renda ao município.
“A inauguração da nossa 150ª loja é um marco muito importante para nós e, por isso, escolhemos a cidade de Taubaté para essa abertura. O município já é o segundo maior polo industrial e comercial do Vale do Paraíba, e está entre os mais populosos da região. Era fundamental para nós estar presente e fazer parte da história de Taubaté, uma cidade que apresenta grande potencial de crescimento”, afirma Belmiro Gomes, presidente do Assaí Atacadista.
Ampla e moderna, a unidade Assaí em Taubaté possui mais de 5 mil m2 de salão de vendas, 26 checkouts (caixas) e estacionamento para 405 veículos. Preparada para atender transformadores, pequenos e médios revendedores, utilizadores e também consumidores finais, oferecerá mais de sete mil produtos, entre alimentos e bebidas, itens de higiene pessoal e limpeza, de bazar, para automóveis e animais, além de descartáveis e embalagens, de grandes marcas nacionais e importadas.
A nova loja funcionará de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h, e aos domingos e feriados, das 8h às 18h. Serão aceitas diferentes formas de pagamento, como cartões de crédito e débito das principais bandeiras, dinheiro, cheque e vale-alimentação.
Política de dois preços – Um dos diferenciais do Assaí é a política de dois preços, que atende às necessidades dos diferentes perfis de clientes que frequentam as lojas da rede. Com a política, os clientes podem adquirir desde uma caixa fechada de determinado produto até uma única unidade, sem deixar de aproveitar os preços competitivos que a bandeira oferece.
Além disso, o Assaí disponibiliza o seu cartão de crédito próprio, o Passaí, que permite a qualquer cliente pagar o preço de atacado, mesmo comprando uma única unidade de um item. O benefício é inédito no segmento de atacado de autosserviço. Lançado em 2017, o Passaí já é responsável por 5% do total das vendas da rede.
Sustentabilidade – A unidade Assaí em Taubaté conta com iluminação 100% em LED e ilhas de refrigeração e congelados (freezers) com portas, iniciativas que proporcionam uma experiência de compra mais agradável para os clientes ao mesmo tempo em que reduzem o consumo de energia elétrica. Possui, ainda, fachada de vidro e telhas translúcidas, que também garantem economia de energia.
“Nossas lojas são construídas levando em consideração conceitos de ecoeficiência e gestão do impacto ambiental. Para reduzir a geração de resíduos, por exemplo, todo o papelão e óleo de cozinha utilizados no dia a dia da unidade serão encaminhados para reciclagem”, afirma Marly Lopes, Diretora de Sustentabilidade do Assaí.
Para o público em geral, a loja oferece coletores de pilhas e baterias, que garantem o descarte adequado desses produtos, evitando a contaminação do solo. E incentiva, também, o uso de sacolas retornáveis. A coleção de sacolas do Assaí conta com quatro modelos, todos com capacidade de 15kg e estampas inspiradas na mandala, que é o símbolo da integração e da harmonia.
Apoio aos pequenos empreendedores – O Assaí Atacadista busca contribuir para o desenvolvimento das comunidades em que está presente. Por isso, apoia e promove ações com foco em empreendedorismo. Destaque para o projeto Academia Assaí Bons Negócios (www.academiaassai.com.br/), que oferece cursos online, gratuitos, de capacitação em vendas, gestão financeira e produção, entre outros temas. Além disso, toda a receita líquida obtida com a venda de sacolas plásticas nas lojas da rede é revertida para entidades parceiras que estimulam a geração de renda, como Vale do Dendê, Projeto Arrastão e Redes da Maré.
Crescimento – O Assaí tem apresentado números significativos de crescimento. Em 2018, a rede alcançou faturamento bruto de R$ 24,9 bilhões, com um expressivo acréscimo de 4,9 bilhões em vendas, na comparação com 2017. Registrou, também, a sua melhor venda por m2 dos últimos cinco anos. Para 2019, o Assaí planeja a abertura de até 20 unidades. Taubaté é a sexta inauguração no ano.
O forte ritmo de crescimento do Assaí pode ser explicado a partir de alguns fatores. Um deles é a assertividade do negócio e sua adequação aos diferentes perfis de clientes que frequentam as lojas da rede. Além disso, preços competitivos e um atendimento de qualidade, características da rede, ajudam a diferenciar a bandeira. De acordo com a Nielsen, o atacado de autosserviço é, hoje, o formato com maior penetração nos lares brasileiros. A chegada do modelo a novos estados e municípios, sem dúvida, tem ajudado a popularizar o formato.