Absorção
Esta fase vai do nascimento até os 7 anos. É o período em que o cérebro funciona como uma esponja; não tem ainda capacidade cognitiva. Você está consciente, mas não está consciente de que está consciente.
Por exemplo, quem é criado na re¬li¬gião católica, provavelmente continua sendo católico. Quem nas¬ceu numa família judia, é judeu; quem nasceu nu¬ma família protestante, é protestante. Essa é uma re¬gra geral, porque até os 7 anos, nós absorvemos a reli¬gião, as pre-ferências, os preconceitos, etc. Nós absorvemos tudo, sem discussão.
Modelação
Essa fase costuma ir dos 7 aos 14 anos, mais ou menos. Nesse período, começamos a ques-tionar tudo mais intensamente.
Quando vamos deixando a infância e aos entrando na ado¬les¬cência, preparando-nos para a vida adulta, começamos a selecionar o que deve ser codificado em nossa mente. Nessa fase, começamos a dar menos importância ao que vimos e mais ao que pre¬sen¬ciamos. Deixamos de ser esponjas, de absorver pas¬si¬vamente o que nos é dito. Aprendemos a avaliar antes de acreditar.
Acontece que nos primeiros sete anos de vida, 99% dos nossos parâ¬metros de avaliação já estão codificados em nossas mentes. É por isso que, como diz a música de Belchior, “nós ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais”.
Sua mãe diz para você não men¬tir, mas você a surpreende mentindo para a vizinha. O que você pensa? — A sociedade tolera mentiras; eu também posso mentir. Seu pai o proibe de fumar, mas ele continua fumando. O que você pensa? — Não há problema algum em fumar; eu também posso fumar.
Na fase da modelação, o que vale é o exemplo. Eu costumo dizer: a palavra convence, o exemplo arrasta.
Socialização
Essa fase vai dos 14 até, mais ou menos, os 21 anos. É a fase em que o adolescente passa a preferir a companhia dos colegas à dos pais. Ele começa a evitar, por exemplo, o fim de semana na praia, com a família. E muitos pais ficam ressentidos com isso. Mas é uma característica dessa fase: o adolescente procura moldar sua própria personalidade. Ainda que, no fundo, repita muito do que fazem seus pais.
Teoricamente, a fase da socialização se completa aos 21 anos, mas só teoricamente. Eu conheço pessoas com 50 anos de idade, cujo pai já morreu, a mãe vive a 2.000 km de distância, e ainda não saíram de casa. Ou seja, continuam emocionalmente ligados aos pais e ao ambiente em que foram criados.
CONCLUSÃO
O mais importante são os sete primeiros anos de vida. É nessa fase que 95% da auto-estima de uma pessoa é lingüisticamente codificada.
Assim como 95% da auto-estima foi codificada lin¬güis¬ticamente, ela pode ser re¬codificada lingüis¬ti¬camen¬te. Somos animais lingüísticos, é a linguagem que nos diferencia dos outros seres e nos faz humanos. Somos humanos graças à linguagem. Então, usando a linguagem, podemos recodificar nosso cérebro.
As três fases do desenvolvimento humano
fev 05, 2019Bruno FonsecaLair RibeiroComentários desativados em As três fases do desenvolvimento humanoLike