Finalmente , com a extinção do tráfico transatlântico para o Brasil m 1856 até a abolição m 1888,o tráfico interno foi intensificado. Negros escravizados nas plantações do nordeste foram levados para as outras regiões do sul sudeste , na direção oposta, do centro-oeste para explorar a floresta amazônica onde os povos indígenas são preponderantes. Consequência, portanto, da amplitude geográfica alcançada por essa distribuição humana, o elemento negro foi uma presença Constant m todas as regiões do território brasileiro sob o regime colonial escravista.
No entanto, nesse contexto sócio-histórico, cada língua ou grupo de línguas teve sua influência própria.
A influência banta é muito mais profunda m razão da antiguidade do povo banto no Brasil, da densidade demográfica amplitude geográfica alcançada pela sua distribuição humana m território brasileiro.
A sua presença foi tão marcante no Brasil no século XVII que, em 1697, é publicada, em Lisboa, A arte da língua d Angola, do padre Pedro dias, a mais antiga gramática de uma língua banta, escritor fala na Bahia para uso dos jesuítas, com o objetivo de facilitar a doutrinação dos 25 mil negros angolanos, segundo Antônio Vieira, que se encontravam na cidade do Salvador sem falar português.
As influências das línguas africanas
maio 24, 2019Bruno FonsecaLiteratura em gotasComentários desativados em As influências das línguas africanasLike
Previous PostJeito de falar
Next PostJudicialização para o fornecimento de remédios sem registro na Anvisa pode crescer