O Festival São João de Caçapava 2023 abre espaço para que artistas locais e regionais apresentem seus trabalhos durante o evento. Neste ano, pelo menos 18 atrações culturais de Caçapava e da região integram a programação, que começa nesta sexta-feira, 16, e segue nos dias 17, 18, 22, 23, 24 e 25 de junho. O evento é realizado pela Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo. A entrada é solidária com a doação de um quilo de alimento e, no dia 25, doação de um quilo de ração animal. Durante a semana, o evento começa às 19h e, nos finais de semana, a partir das 11h.
Entres as atrações locais, que dividem espaço com shows de grandes nomes da música brasileira, estão apresentações de dança, grupos culturais e shows musicais. Neste sábado, dia 17, a programação musical contará com a participação da dupla Rangel e Rogerito, às 12h, com repertório de música caipira; Cássio Vieira Trio, às 14h30, com repertório junino, e a cantora Li Maria, com show de São João, às 19h. Além disso, haverá apresentações de danças juninas. Participam o Lar Fabiano de Cristo, o Studio Eder Nascimento, a organização social ABESC e Academia Marian Guimarães.
No domingo, dia 18, os destaques ficam por conta da Quadrilha de Bonecões da Mantiqueira, que volta a se apresentar dia 23; a dupla Andréia e Vinícius e a academia Adriane Ranna completam a programação local.
No dia 24 de junho, as atrações serão o grupo Piracantho, a cantora Narriê Nunes e banda e uma intervenção do espetáculo “Lembranças de um Caipira”. No mesmo dia, haverá ainda apresentação de dança da Associação Cultural Lua Bailarina e, novamente, Studio Eder Nascimento.
No último dia do evento, dia 25, os artistas locais serão representados pela Cia. Folia de Reis Folia de Francisco, que se apresenta às 12h, e pela Orquestra Canto da Viola. A orquestra se apresenta às 20h e faz uma participação no show do artista Gabriel Sater, a partir das 21h30.
Ao longo do evento, haverá intervenções da Palhaça Teteia, com a artista Raquel Silva, de Caçapava.