O evento aconteceu entre os dias 21 e 25 de maio, em Belo Horizonte
O 43º Congresso de Zoológicos e Aquários do Brasil contou com realização da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB) e da organização da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB), que também comemorou o 60º aniversário deste Zoológico. O encontro trouxe minicursos, palestras e estandes.
O objetivo do evento é promover um fórum amplo para debates e discussões de projetos de cooperação nacional e internacional, fortalecendo os Zoos e Aquários como espaços para a pesquisa e educação para a conservação ambiental.
O Aquário de Ubatuba participou do Congresso com uma equipe ampla e disposta a extrair e levar novos conhecimentos. Henrique Almeida, oceanólogo e gerente da Terramare e assessor do Aquário de Ubatuba, Veronica Takatsuka, veterinária responsável, Henrique Alves, biólogo responsável, Bruna Maganhe, zootecnista, e Luanna Chaves, assessora de imprensa.
O evento contou com minicursos de temáticas variadas durante todas as manhãs. O oceanólogo Henrique Almeida apresentou o minicurso “Bem-estar e enriquecimento ambiental para os aquários”, juntamente com a Dra. Cristiane Pizzutto, da Usp. Almeida também contribuiu com a palestra na quinta-feira, 23, sobre Gestão e bem-estar dos Aquários. O Aquário também apresentou dois resumos de trabalhos realizados pelo setor de veterinária intitulados como “Sucesso do uso da homeopatia no tratamento de blefarite em Pinguim-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus)” e “Tratamento de exoftalmia unilateral em peixe anjo rainha (Holocanthus ciliaris)”.
Quem passou pelo estande do Aquário de Ubatuba durante os dias de Congresso pôde conversar um pouco com nossos profissionais e conhecer mais sobre nosso trabalho. Como no próximo ano o Congresso será em Ubatuba, e o Aquário será responsável pela organização do evento, no estande as pessoas podiam sugerir temas para uma palestra e um minicurso, além concorrer a uma linda mochila sustentável, que foi sorteada no último dia. A sortuda foi Sarah Webber, educadora ambiental do Parque das Aves em Foz do Iguaçu, que afirmou estar empolgada para participar do próximo encontro em Ubatuba.
Para Ana Luiza Vieira Andrade, estudante de Ciências Biológicas, o estande do Aquário de Ubatuba foi essencial para mostrar onde será o próximo Congresso. “Foi bom saber quem esta organizando e quais são as expectativas para o próximo ano. Fiquei muito feliz em poder ajudar, através das sugestões do minicurso e palestra X, e já estou ansiosa para o próximo”, reforça a estudante.
Ubatuba é o cenário perfeito para a realização do 44º Congresso AZAB, cujo tema será “Sustentabilidade em Zoológicos e Aquários” e que visa preparar nossas instituições no presente para um futuro de ainda maior proximidade de nossas equipes e visitantes com a natureza e a necessidade de sua conservação. Portanto, #savethedate: 19 de maio de 2020. Esperamos vocês!
O Aquário de Ubatuba
É o primeiro privado do Brasil aberto à visitação do público e pioneiro no conceito de educação ambiental por meio do contato direto com animais. Destaca-se no país pelos projetos e realizações ao longo de 23 anos, completados em fevereiro deste ano e foi o primeiro Aquário a ter um tanque de águas vivas e de contato no Brasil. A instituição, ainda, é premiada e reconhecida por iniciativas práticas de conservação e por ter sido a primeira em colocar em exercício iniciativas sustentáveis. Atende, gratuitamente, estudantes de escola pública da cidade mediante capacitação de professores.
O Aquário de Ubatuba funciona de domingo à quinta-feira das 10h às 20h e sexta, sábado, feriados e em temporada das 10h às 22h. O endereço é Rua Guarani, 859, Itaguá, Ubatuba/SP. O telefone para contato é (12) 3834-1382.