Search
segunda-feira 20 janeiro 2025
  • :
  • :

Aprovado acordo por estabilidade e recontratação na Gestamp

Os trabalhadores e trabalhadoras na Gestamp aprovaram um acordo que garante estabilidade no emprego e prioridade na recontratação de funcionários demitidos. A proposta foi votada em assembleia virtual realizada no domingo (17) no site do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região (Sindmetau). Do total de 864 votos registrados, 99,4% foram favoráveis.

O acordo busca preservar os empregos na fábrica de autopeças em meio à crise de mercado provocada pela pandemia de coronavírus. A proposta estabelece que os funcionários tenham estabilidade na empresa até 31 de dezembro deste ano.

Entre outros itens do acordo estão as datas para pagamento do 13º salário, férias e da PLR (Participação nos Lucros e Resultados). A proposta define ainda um reajuste salarial de 100% da inflação (INPC) aplicado a partir de setembro.

Recontratação

Pelo acordo, os 164 funcionários demitidos na última quinta-feira (14) terão prioridade para recontratação, quando a empresa abrir novas vagas de emprego. Além das verbas rescisórias, eles receberão uma multa correspondente ao valor de um salário.

Outro ponto é a garantia do pagamento da PLR proporcional aos meses trabalhados para esse grupo. O Sindicato conseguiu ainda a extensão do plano médico até 30/06/2020 e do cartão alimentação até 15/06/2020.

A Gestamp alega que passa por dificuldades por conta da queda na produção e redução das atividades nas montadoras, que são as principais compradoras de autopeças da fábrica.

Nos últimos seis meses a empresa contratou 160 funcionários para atender um aumento no volume de produção destinado às montadoras, mas esse acréscimo não se concretizou por conta da pandemia.

Segundo acordo
Esse é o segundo acordo firmado na Gestamp por conta da pandemia de coronavírus. Em abril os trabalhadores aprovaram um layoff para suspensão dos contratos de trabalho.

A Gestamp irá retomar as atividades gradualmente a partir de segunda-feira (18). Mas o ritmo de produção só deve avançar a partir do retorno produtivo de montadoras, como a Volkswagen.

A Gestamp conta com duas unidades em Taubaté e cerca de 1130 trabalhadores.