Search
segunda-feira 23 dezembro 2024
  • :
  • :

Aposentadoria é só o começo

Conheça histórias de pessoas que tornaram-se donas bem sucedidas do próprio negócio depois da aposentadoria
Agosto de 2019 – O anúncio da aposentadoria traz a tona uma variedade de sentimentos e oferece também um aliado muito raro nos dias de hoje: o tempo! Há quem queira aproveitar o tempo livre para viajar, curtir a vida, mas a maioria mesmo não quer ficar parada não. O pessoal da melhor idade quer trabalhar, ser dono do próprio negocio e empreender. Isso é o que mostra, uma pesquisa divulgada recentemente pelo Sebrae – a Global Entreperneuship Monitor (GEM).

De acordo com a GEM, a proporção de donos de negócios com 65 anos ou mais é 7% do total no Brasil, o que representa cerca de 2,2 milhões de empreendedores na melhor idade. Essa é a realidade também do Antônio Benedito Pereira, que depois de se aposentar virou dono de uma escola de cursos profissionalizantes em São José dos Campos – a Evolute.

O empreendedorismo na terceira idade acontece principalmente por dois motivos: oportunidade ou necessidade de complementar renda. É nesse momento da vida que há mais tranquilidade, conhecimento e segurança para fazer o que se sabe ou se gosta, muitas vezes é a realização de um sonho. Como foi o caso do Antônio, ele conta que empreender foi algo que não procurou muito. “Apareceu uma oportunidade para abrir uma franquia de escola e eu abracei. Agora sou dono do meu próprio negócio”, afirma ele.

“Eu trabalho todos os dias, das 8h as 20h, ou mais. Eu gosto muito, porque além de uma renda extra, eu gosto de me relacionar com pessoas, me dou muito bem. Melhor do que ficar em casa”, finaliza Sr. Pereira que já é aposentado e trabalha desde os 10 anos de idade. “

Só na cidade de São José dos Campos, cerca de 20.7% das microempresas individuais pertencem a pessoas com mais de 51 anos de acordo com o Portal do Empreendedor. São 7.453 microempreendedores nessa faixa etária na principal cidade do Vale do Paraíba.

Em Taubaté não é diferente, 21,1% das empresas são de pessoas na melhor idade.
A aposentadoria não é mais sinônimo de ociosidade e o tempo livre e
a experiência adquirida ao longo dos anos ajudam no sucesso. No grupo
de empreendedores na melhor idade, 91% (maioria absoluta) já toca o
negocio há mais de dois anos. De acordo com o Sebrae, o
empreendedorismo tem sido um caminho escolhido por muitos idosos
brasileiros como uma alternativa para ter uma vida mais ativa.