Search
quinta-feira 28 novembro 2024
  • :
  • :

Apontamentos Espíritas

• José Passini – Juiz de Fora/MG
O Movimento Espírita Brasileiro segue o critério da racionalidade de Kardec?
Não se pode responder de modo geral, porquanto há entidades onde nota-se louvável esforço no sentido de serem observados os criteriosos princípios apontados por Kardec, contrastando com outras onde tentam criar um espiritismo ao seu gosto. Mas, de modo geral, tenho uma visão otimista, diante da crescente conscientização da necessidade de estudo que observo desde a minha infância.
A hipótese de que Chico é Kardec tem alguma consistência?
Absolutamente nenhuma. Creio que se trata da criação de um mito, levada a efeito por pessoas que tentam criar um ambiente devocional em torno de Chico Xavier. Essas pessoas, em si próprias, constituem provas da reencarnação, pois demonstram que ainda não se desapegaram da ideia de canonizar alguém que se tenha destacado em atividades nobres no campo religioso. Não fosse assim, veriam a profunda diferença psicológica existente entre esses dois nobres Espíritos.
A maioria dos espíritas é estudiosa da Doutrina ou preferem os romances?
Infelizmente, ainda há um grande número de pessoas que se dizem espíritas por apenas assistirem a palestras e tomarem passes. São leitoras de romances e de obras portadoras de revelações mirabolantes e até atemorizadoras, produzidas por Espíritos desequilibrados, que criam um clima de sensacionalismo, muito contrário à sobriedade e à segurança da Doutrina Espírita.
1 Estas perguntas e respostas fazem parte do livro Apontamentos Espíritas publicado pela Editora Virtual O Consolador (EVOC) e Portal “Autores Espíritas Clássicos”, disponível no site da revista eletrônica O Consolador.