Iniciativa patrocinada por meio da Lei de Incentivo à Cultura, ofereceu formação musical para 40 participantes
A Fibria apoia uma série de projetos culturais que beneficiam a comunidade nas cidades em que atua. Em Jacareí (SP), a música ganha destaque com o projeto “Coro Jovem de Jacarehy – Canções do Brasil”, que fará apresentações gratuitas na cidade durante os meses de novembro e dezembro.
Viabilizado pela LIC (Lei de Incentivo à Cultura), com apoio da Fibria e em parceria com a Fundação Cultural de Jacarehy, o projeto ofereceu capacitação musical para cerca de 40 jovens, entre 16 e 28 anos.
“O Coro Jovem é uma oportunidade enriquecedora para os participantes e para o público, que poderá acompanhar apresentações com canções de compositores fundamentais da música brasileira.
Muitos dos integrantes do coro não tinham qualquer contato com essa vertente tão rica da nossa música e passaram a se interessar mais pela cultura. Além disso, o engajamento demonstrado durante as atividades revela perspectivas de possíveis carreiras na área”, afirma o consultor de Sustentabilidade da Fibria, Adriano Martins.
Após passarem por uma seleção, com audições e testes de aptidão, os jovens tiveram aulas três vezes por semana, de junho a outubro, com uma carga horária de cerca de 160 horas. Os que moravam em regiões mais distantes do Sesi, onde foram ministradas as aulas, receberam vale-transporte.
Do grupo inicial, 28 alunos participaram de todas as atividades e se preparam para as apresentações em Jacareí. Serão quatro concertos abertos ao público (veja agenda abaixo), uma premiere – para convidados, amigos e parentes dos jovens – e três em formato de flashmob (apresentação surpresa e rápida em diferentes locais da cidade).
O regente do Coro Jovem, Rodrigo Rangel, escolheu um repertório que inclui músicas de nomes reconhecidos como Tom Jobim, Vinicius de Moraes e Heitor Villa-Lobos. Um dos destaques é a canção ‘Intrepidez’, que tem letras de Rangel para a composição ‘Prelúdio das 5 Miniaturas Brasileiras’, do maestro mineiro Edmundo Villani-Côrtes.
“A maioria dos jovens que participou das audições não tinha experiência em canto, mas muitos já apresentavam talento e uma boa voz. Os integrantes do coro são muito interessados e se desenvolveram rapidamente. Creio que 90% deles pretendem e têm condições para seguir carreira na música”, comenta Rangel.
Fibria e LIC
Na mais recente seleção da LIC, a Fibria também patrocinou os projetos ‘Trilhas de um Sonhador’, do artista plástico Guataçara Monteiro, o ‘1º Prêmio Literário de Jacareí’ – que prevê o lançamento de três coletâneas e debates literários – e a mostra ‘Migrantes: A Cidade Mosaico’, uma exposição de fotografias tratando do movimento migratório ocorrido em Jacareí.
A Fibria é incentivadora de projetos culturais por meio da LIC desde 2005 e apoia projetos há 11 anos consecutivos, tendo beneficiado 47 iniciativas em Jacareí.
Agenda de apresentações em Jacareí
18/11 (19h30) – Sala Mario Lago
25/11 (19h) – Paróquia de São Silvestre
2/12 (10h) – Pátio dos Trilhos
16/12 (20h) – Matriz Imaculada Conceição
* todos os eventos são gratuitos