Search
terça-feira 26 novembro 2024
  • :
  • :

Anos de recessão

Esta semana, a divulgação da pesquisa que mostra que 72% da população acha que a economia está cada vez pior, colocou os resultados da recessão na pauta do dia. A possibilidade era de que o PIB nacional crescesse pelo menos 2% este ano, mas nem isto. Ano passado, a expectativa era de que pudesse passar de 3%. Os dados de hoje desmentem esse otimismo.
Lembram-se do Brasil de 2014? Já havia crise, mas não tão acirrada. O Brasil vai levar 10 anos pra chegar aos indicadores daquele ano. O PIB per capta de então era de U$$ 6070. Até 2022, a economia não vai crescer mais de 2% ao ano, e quem diz isto é o FMI- este PIB neste valor, só em 2022. O que é péssimo, porque é necessário que o crescimento da economia passe de 3,5%, para que comece a existir a distribuição de renda – uma das maiores necessidades do país. Desemprego continuará assustando, porque se a economia está emperrada, a criação de emprego também fica emperrada – já viu empresário criar emprego sem economia a todo vapor?
São 10 anos só para recuperar o passado. Futuro, nem se sabe quando chegará. Por isto, na hora de votar em outubro, olhos bem abertos.