Passado um ano que escrevi sobre o show da Banda Ira, em Pindamonhangaba, nesta coluna, estou de volta ao Parque da Cidade, para as comemorações de seus 314 anos de emancipação político-administrativa. Agora, para conferir 2 bandas que marcaram o Rock nacional nos anos 80: Biquíni Cavadão e Ultraje a Rigor.
Dia 10 de julho foi a apresentação do Biquíni Cavadão. Banda que há 34 anos toca músicas que foram grandes sucessos nas rádios brasileiras como: Tédio, Zé Ninguém, Vento Ventania, Timidez, Impossível, Chove Chuva, No Mundo da Lua, entre várias outras (todas tocadas no show). E como de costume,quando uma banda tem muitos “hits de sucesso” gravados, os refrões sempre são cantados pelo público.
Na apresentação desta noite, Bruno, Carlos, Miguel e Alvaro prestaram uma homenagem a Herbert Vianna, guitarrista e líder da Banda carioca “Os Paralamas do Sucesso, cantando: Aonde quer que eu vá, Ska, Vital e sua Moto e Mensagem de Amor.
Aliás, Bruno contou ao público da importância de Herbert Vianna para a música e o Rock Nacional e também que foi ele quem batizou a Banda de Biquíni Cavadão.
Outro ponto alto do show foi quando começou a tocar No Mundo da Lua. Bruno convidou uma pessoa da plateia para subir ao palco e cantar junto com eles.
No dia 13 de maio, foi a vez do Ultraje a Rigor subir ao palco do Parque da Cidade para fechar a Festa com “chave de ouro”.
O Ultraje a Rigor possui um currículo invejável no mundo musical, seu disco de estreia: Nós Vamos invadir a sua Praia, foi Disco de Platina com mais de duzentos e cinquenta mil copias vendidas. As rádios tocavam 9 das 11 músicas do disco nos anos 80. E essas 9 músicas que fizeram muito sucesso estiveram presentes no show.
Daquela época, apenas o líder, vocalista e guitarrista Roger Moreira permanece na Banda. Aliás, Roger é um letrista excepcional, destacando aqui a música “Inútil” (lançada em 1983 e tendo a participação do guitarrista Edgard Scandurra da Banda Ira), que ele procurou retratar o brasileiro segundo as suas palavras. Com o refrão: “A gente somos inútil”, Roger usou propositalmente erro de concordância em todo o decorrer da letra.
O mais importante desta música e que ela passaria a fazer parte nos palanques das manifestações pelas “Diretas Já”, nos anos de 1983 e 84, com Ulisses Guimarães, Osmar Santos e outras personalidades que culminou em 1985 a eleição de Tancredo Neves Presidente do Brasil.
Atualmente o Ultraje tem a seguinte formação: Bacalhau, Marcos Kleine, Roger e o Mingau (ex-ratos de Porão, 365 e Inocentes). Eles tocam desde 2011 no Programa do apresentador Danilo Gentili.
O destaque além das músicas foi a Guitarra Yamaha que Roger tocou durante todo o momento. Foi personalizada por ele e pelo Luthier Murilo, e será leiloada no final do ano, através de uma rifa que custa apenas 10 reais. O dinheiro arrecadado será doado para o Hospital de Amor, antigo Hospital do Câncer de Barretos. Vale a pena conferir nas redes sociais de Roger!
No mais, agradecer mais uma vez a iniciativa de divulgar o Rock pela gestão do prefeito Isael Domingues e todo pessoal envolvido da Secretaria de Cultura e Turismo, a Diretora de Comunicação e equipe e Fundo Social de Solidariedade. Até o ano que vem!