Iniciativa visa fomentar discussões sobre o campo de trabalho com a presença de profissionais renomados; Evento gratuito acontece nesta quarta-feira, às 19h30
A Anhanguera de Taubaté promove a mesa redonda Sucesso profissional: o caminho para ser um excelente profissional de educação física. O evento, gratuito e aberto ao público, acontece no dia 17 de abril, às 19h30, no auditório da unidade. A iniciativa ocorre em homenagem ao Dia do esporte para o desenvolvimento e pela paz, comemorado em 06 de abril, e visa promover reflexões sobre o perfil de profissional de Educação Física diante das novas demandas da área.
O evento é voltado para estudantes de educação física, que terão a oportunidade de trocar conhecimentos com especialistas renomados na área. Entre os profissionais que comporão a mesa estão: Lerrine Schildberg – coordenadora do curso de Educação Física da faculdade; Tiago Bernardes, mestrando em educação física e coordenador do programa de esporte da Prefeitura Municipal de Taubaté – CETI (Cidadania e Esporte em Tempo Integral); Márcio Carneiro, profissional de educação física, professor universitário e secretário da cultura no município de Taubaté; Luiz Fernando, mestre em psicologia do esporte e professor no curso de Educação Física da Anhanguera; e Rafael de Jesus, da secretaria de esporte e lazer da Prefeitura de Taubaté.
Cada vez mais a Educação Física se torna fundamental na formação dos indivíduos, e a área passa a fazer parte do rol das profissões da saúde. “Ela é reconhecida como peça-chave na prevenção e tratamento de várias doenças e ainda na promoção da saúde, inclusive por meio da inclusão das atividades físicas nos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, destaca a professora Lerrine Schildberg. Tais iniciativas são garantidas pela Política Nacional de Promoção da Saúde – PT nº 687/GM, de 30 de março de 2006, que compreende as práticas corporais como meios de relacionar-se com o corpo e de movimentar-se, trazendo benefícios à saúde de sujeitos e coletividades, incluindo caminhadas e orientação para a realização de exercícios, além de práticas lúdicas, esportivas e terapêuticas.
“Diante disso, o leque de trabalho para este profissional é amplo e, quem se forma em Educação Física, pode trabalhar com crianças em idade escolar, atletas profissionais, pacientes que buscam a recuperação de movimentos, portadores de deficiência física e idosos que necessitam de cuidados específicos”, complementa. Para exercer a profissão, além do diploma em uma instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, é obrigatório o registro no Conselho Regional de Educação Física (CREF).
A mesa redonda é aberta ao público externo e os interessados em acompanhar os debates deverão confirmar presença pelo e-mail: lerrine.schildberg@anhanguera.com.